Blogues Volta ao Mundo Dicas

Dicas de viagem: Timor-Leste

Aqui se apresentam algumas dicas de viagem e informações práticas para viagens a Timor-Leste.

Táxis em Díli

Há táxis a mais na cidade de Dili, reflexo da retirada da maioria dos contingentes internacionais estacionados no país. Não há, pois, necessidade de pagar mais do que o devido. Uma corrida dentro da cidade deverá custar entre 50 cêntimos a 1 dólar e; uma incursão mais além - até, por exemplo, a praia da areia branca - deverá rondar os 2 dólares. À noite, é aceitável pagar ligeiramente mais do que estes preços. Combine sempre o preço antes de entrar no táxi.

Uma última advertência: é usual os taxistas desculparem-se com a falta de troco para, no final da viagem, tentarem receber acima do combinado. Na verdade, na quase totalidade das vezes, os taxistas têm troco e as moedas estão guardadas em locais como o cinzeiro da viatura. Insista.

Restaurante Carlos e outras casas de Díli

Não me recordo o verdadeiro nome do restaurante, mas todos o conhecem por "Carlos” - o nome do proprietário. Um lugar recomendado não só pela culinária, como também pelas vistas sobre a praia, pela simpatia do próprio Carlos e pela amabilidade dos empregados (a simpatiquíssima timorense Bêba tratar-vos-á pelo nome à segunda vez que lá forem). O bar em frente, do mesmo dono, é igualmente recomendável para um copo, dois dedos de prosa e uma partida de bilhar. Refira-se ainda que os preços do restaurante Carlos são aceitáveis mas, para refeições mais económicas, existem algumas casas timorenses no centro da cidade, simples mas com comida agradável, cujos pratos rondam os 2 dólares. É só procurar e não ter receio de tentar.

Culinária do Hotel Timor

Para os portugueses que estejam a viajar por muito tempo e tenham saudades de sabores familiares, o Hotel Timor é uma óptima escolha para uma refeição. Há várias iguarias para deliciar o palato mas o buffet do almoço de domingo é particularmente recomendado. Trata-se de um divino cozido à portuguesa que vale cada um dos 9 dólares cobrados por cabeça.

Uma nota marginal: o Hotel Timor, situado no centro de Dili, é um mundo aparte de Timor-Leste. Poderia estar localizado em qualquer cidade lusitana e não é, seguramente, o lugar indicado para conhecer o que quer que seja da cultura timorense.

→ Pesquisar hotel em Díli

Discoteca AAJ, Díli

Existe um enorme paradoxo neste “buraco” a que chamam discoteca. Por um lado, é sujo, feio, com karaoke quase sempre mal cantado e sem as mínimas condições para ser uma casa nocturna de sucesso. Por outro, é das raras opções quando a noite já vai alta e, talvez por isso, bastante popular entre timorenses e estrangeiros. O melhor será passar por lá e tirar as próprias conclusões.

Passagem da volta ao mundo por Timor-Leste

- As Fotos dos Pais que os Filhos Nunca Viram, em Timor-Leste
- O Poder da Igreja em Timor-Leste
- A Língua Portuguesa na Mais Próspera Nação do Planeta

Outras dicas de viagem

Medicina de viagens . Dicas sobre seguros de viagem
Dicas da Argentina . Dicas da Austrália . Dicas de Bali . Dicas da Bolívia . Dicas do Brasil . Dicas do Camboja . Dicas do Chile . Dicas da China . Dicas da Malásia . Dicas de Myanmar (Birmânia) . Dicas do Peru . Dicas da Rússia . Dicas de Singapura . Dicas da Tailândia . Dicas de Timor-Leste . Dicas da Venezuela . Dicas do Vietname . Dicas do Uruguai