Destinos Europa Espanha

Espanha

Espanha

Conhecer melhor o país que com Portugal forma a península Ibérica é quase uma obrigação. Porque é numa viagem a Espanha que podemos apreciar, por exemplo, a movida de Madrid, os delírios arquitectónicos de Gaudí, em Barcelona, ou a beleza vulcânica de Lanzarote. Num país de regiões autonómicas e Comunidades, sublinhe-se entre elas a Galiza, o país Basco, Castela - La Mancha, e as ilhas baleares e Canárias.

Reportagens de viagens a Espanha

Viagens Espanha: Barcelona

Barcelona de Gaudí

Barcelona é uma das mais interessantes cidades europeias. Pelo seu cosmopolitismo; pela gastronomia e movida, sobretudo na passerelle ininterrupta de Las Ramblas; pela moda que nela se dita e pelo design que nela se cria; pelos ares da montanha Montjuic e pelas irresistíveis águas do Mediterrâneo. E, sobretudo, pela obra ímpar de Antoni Gaudí. Esta é uma viagem à Barcelona de Gaudí.

Viagens Espanha: Madrid

O arco-íris de Madrid

Madrid é uma cidade solar, luminosa, um arco-íris. Há, sem sombra de dúvida, os apelos irrecusáveis dos museus, dos livros, do imenso e poderoso escrínio da cultura hispânica mas, acima de tudo, Madrid é uma tentação para os sentidos do viajante. Um roteiro de viagem à multicultural capital espanhola.

Viagens Espanha: Lanzarote, Ilhas Canárias

Lanzarote, erupções de lava e de betão

Em Lanzarote, a descoberta tem verdadeiramente início quando se deixa a capital Arrecife. Das praias de Famara ao vulcão Timanfaya, das paisagens ásperas da ilha à obra ímpar de César Manrique, relatos de uma viagem a Lanzarote - Reserva da Biosfera no arquipélago das Canárias.

Viagens Espanha: Menorca, ilhas Baleares

Menorca, charme Mediterrânico

Menorca é uma surpresa. A mais tranquila das Baleares possui 256 quilómetros de costa recortada por arribas selvagens, praias idílicas, enseadas povoadas por veleiros, variados monumentos pré-históricos, duas encantadoras cidades e um número infinito de estradas rurais e veredas para explorar com calma.

Viagens Espanha: Valência

Valência, a flor da luz levantina

Valência é uma cidade mediterrânica pela luz, pelo clima e pelo modo de viver e sentir das suas gentes. Moderna na expressão arquitectónica de vanguarda, conserva ao mesmo tempo um centro histórico carregado de sinais de um passado ligado aos tempos da Reconquista. Relato de uma bela viagem a Valência.

Viagens Espanha: Sevilha

Sevilha, tapas e flamenco

Um inventário dos “segredos” de Sevilha, capital da Andaluzia, não caberia, provavelmente, em livro nenhum, e muito menos num apontamento de carácter jornalístico. Mas aqui fica o atrevimento de sugerir algumas pistas para um roteiro de breves prazeres pela cidade do Guadalquivir.

Costa da Morte

Costa da Morte, a costa do Norte

Apesar do trágico nome, a Costa da Morte é um dos pedaços de litoral mais bonitos de toda a Península Ibérica. Da agreste Malpica ao porto de abrigo de Muros, na Galiza, o relato de um percurso estival com algum sabor a inverno.

Viagens Espanha: Jerez de la Frontera

Jerez de la Frontera, andaluza e árabe

Cavalos, touros, flamenco e vinho: eis os quatro elementos fundamentais da identidade jereziana, que estão presentes ao longo do ano e que se reforçam durante as Festas de Outono. Relato de uma festiva viagem a Jerez de la Frontera.

Viagens Espanha: Andaluzia

Andaluzia, heranças do Al-Andaluz

Paisagem e herança cultural são duas marcas fortes da Andaluzia. Horizontes infinitos pincelados, por vezes, pelo branco dos campos de algodão, e colinas onduladas com imensas extensões de olival, como na região de Jaén. E as três grandes cidades - Sevilha, Córdova e Granada - que testemunham o esplendor alcançado durante a presença árabe.

Viagens Espanha: Zamora

Zamora, o ouro românico

Uma das menos conhecidas província espanholas, apesar da proximidade geográfica, é um mosaico de paisagens. E a par da variedade surpreendente de ecossistemas, a região de Zamora revela-se também ao viajante um esplêndido relicário de arte românica.

Viagens Espanha: Mancha

Mancha, por onde andou D. Quixote sonhando

Foi há quatrocentos anos, em Setembro de 1604, que Miguel de Cervantes obteve autorização régia para a publicação da primeira parte do D. Quixote de La Mancha. Hoje, viajar pela região da Mancha, onde decorreram as aventuras e desventuras do herói cervantino, não dispensa levar o livro na bagagem.

Viagens Espanha: Astúrias e Picos da Europa

Astúrias e Picos da Europa

Uma viagem às Astúrias e à Cantábrica é bem mais do que uma imersão num inestimável património natural de que é ex-libris a cordilheira dos Picos da Europa. Oviedo, a capital das Astúrias, Gijón e Avilés formam uma espécie de triângulo dourado para o visitante. Um roteiro de viagem por uma das belas regiões de Espanha, ao encontro das terras altas dos Picos da Europa, das pequenas aldeias de montanha e, claro, de um copo da inevitável sidra.

Viagens Espanha: Santiago de Compostela

Fogo de julho em Santiago de Compostela

Santiago de Compostela é uma das mais belas cidades da Europa. Mas o burgo de matriz urbana medieval está longe de ser um museu de pedra: é, aliás, uma das cidades mais animadas da vizinha Espanha. Em vários planos, na verdade: religioso, cultural e lúdico.

Viagens Espanha: Caminho Português de Santiago

Caminho Português de Santiago, de pedra é o caminho

Mais do que uma peregrinação, o Caminho Português para Santiago de Compostela é uma pequena amostra do que une o Minho à Galiza: campos verdes alternando com pequenos bosques, igrejas de granito, cruzeiros centenários, espigueiros e... uma chuvinha refrescante. Um roteiro de viagem ao longo do Caminho de Santiago.

Viagens Espanha: Aragão

Aragão, da pedra e outras artes

De antigo reino pirenaico, a região espanhola de Aragão conserva as marcas históricas e a paisagem montanhosa. Os seus montes e penedias, há muito marcados pela presença humana, oferecem surpresas inesperadas.

Viagens Espanha: Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, Pirenéus

Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido, Pirenéus

Situado em plenos Pirenéus, na Região Autónoma de Aragão, Espanha, o Parque Nacional de Ordesa, para além de uma fauna e flora riquíssimas, alberga um dos mais elevados picos de toda a cordilheira: o Monte Perdido. Uma viagem pelos lagos, alta montanha e percursos pedestres dos Pirenéus. Um exclusivo para apreciadores da Natureza.

Viagens Espanha: Mosteiros de Cister

Mosteiros de Cister, jóias de pedra

A dois passos da costa catalã de Tarragona, Espanha, três mosteiros formam um circuito ideal para os apreciadores de arte e de história. Num dia de fugida à praia, uma viagem aos Mosteiros de Cister é uma visita cultural fácil de fazer com veículo próprio.

Trekking em Espanha

Viagens Espanha: Serra de Gredos

E Gredos aqui tão perto

Um simples atravessar de fronteiras, a partir de Portugal, pode ajudar a matar as saudades da neve e do ambiente agreste da alta montanha: a Serra de Gredos, em Espanha, fica mesmo à mão e é perfeita para calcorrear trilhos montanhosos durante um fim de semana prolongado.

Trekkings: Aiguestortes, Espanha

Caminhada no Parque Nacional de Aiguestortes

Situado no eixo central dos Pirenéus, em Espanha, entre os 1.500 e os 3.000 metros de altitude, o Parque Nacional de Aiguestortes é um local extraordinariamente aprazível para trekkings. Os seus mais 50 lagos de origem glaciária e a sua beleza selvagem fazem de Aiguestortes um local imperdível para os amantes da Natureza e do pedestrianismo.

Fotos de Espanha

Fotos de viagem: Barcelona, Espanha

Fotos Barcelona

Barcelona é, provavelmente, a mais extraordinária cidade de toda a Espanha e um incontornável destino turístico para os amantes das viagens, do lazer, da cultura e da arquitectura. Barcelona é a cidade de Antoní Gaudí, o génio arquitecto que deixou, na capital da Catalunha, obras como a Casa Battló, a Casa Milá, o Parque Güell ou a Sagrada Família - algumas classificadas Património da Humanidade pela UNESCO. Esta é uma viagem sensorial à Barcelona de Gaudí.

Fotos de viagem: Castilla y Léon (Segóvia, Salamanca e Ávila)

Fotos Castilla y Léon (Segóvia, Salamanca e Ávila)

Preciosas, assim diriam os nuestros hermanos acerca destas cidades classificadas pela UNESCO na província de Castilla y León. De ambiente medieval e com edificacções magníficas e bem preservadas, Segóvia, Salamanca e Ávila são pontos de interesse inquestionável para quem visita Castella y Léon em turismo. Uma espécie de viagem no tempo que o Aqueduto Romano e o Alcazar de Segóvia, passando pela Plaza Mayor, Catedral de Salamanca ou as imponentes muralhas de Ávila fazem sentir.