Destinos Europa

Europa

Europa

Da brancura dos Pirenéus à longínqua Islândia, passando por ilhas afamadas como a Córsega, Lanzarote, ou as Cíclades, este é um olhar descontraído sobre inúmeros destinos europeus por excelência. A história incomparável da Europa acompanhada por paisagens belas e tranquilas, em reportagens de viagens ao “velho” continente.

Europa de relance

A Europa, apesar de tratada como um continente distinto, é geograficamente considerada uma península da Eurásia. A parte continental da Europa é limitada a Norte pelo Oceano Glacial Árctico, a oeste pelo Oceano Atlântico, a sul pelas montanhas do Cáucaso e pelos mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, e a Leste, onde a delimitação é mais artificial, pelos Montes Urais e pelo Rio Ural. A Europa inclui ainda as ilhas Britânicas, a Islândia e várias ilhas e arquipélagos de menor dimensão espalhados pelo Atlântico, Mediterrâneo e Árctico.

Turismo na Europa

Em destaque: viagens na Europa

Viagens Espanha: Sevilha

Sevilha, tapas e flamenco

Um inventário dos “segredos” de Sevilha, capital da Andaluzia, não caberia, provavelmente, em livro nenhum, e muito menos num apontamento de carácter jornalístico. Mas aqui fica o atrevimento de sugerir algumas pistas para um roteiro de breves prazeres pela cidade do Guadalquivir.

Viagens França: Toulouse

Toulouse, rosa-charme e azul-pastel e violeta-flor

Bicicletas, ruas atarefadas, violetas no rio Garona, flores frescas nas esquinas, sabonetes de ísatis, tapas ao fim do dia, vinho, cardápio de queijos, cerveja e foie gras. Toulouse está sempre em festa. Como se diz charme em provençal?

Caldeirão Verde

Madeira, Caldeirão de Beleza

O que há de melhor num quente dia de verão, do que mergulhar numa floresta fresca e cheia de sombras, com cascatas e riachos a refrescar o ar? Na ilha da Madeira a única dúvida é a escolha, já que o seu interior é um novelo de levadas e trilhos que percorrem a antiquíssima floresta Laurissilva. O Caldeirão Verde é o objetivo final de uma delas, um lago que é um “isco” de beleza, aninhado num penhasco que se levanta a pique do arvoredo.

Viagens Espanha: Menorca, ilhas Baleares

Menorca, charme Mediterrânico

Menorca é uma surpresa. A mais tranquila das Baleares possui 256 quilómetros de costa recortada por arribas selvagens, praias idílicas, enseadas povoadas por veleiros, variados monumentos pré-históricos, duas encantadoras cidades e um número infinito de estradas rurais e veredas para explorar com calma.

Viagens Itália: Toscana

Toscana, o berço do Renascimento

Como seria a Europa, hoje, sem a revolução renascentista? Eis algumas ideias para um roteiro pela Toscana, Itália, região que foi berço do espírito renascentista e onde as transformações no pensamento e na cultura atingiram uma expressão superlativa. Uma viagem com paragens em Florença, Siena, San Gimignano, Pienza, Volterra, Montepulciano, Lucca e Arezzo.

Para ver fotografias e reportagens sobre outros destinos na Europa, escolha o país respetivo na lista acima.