Destinos Ásia Índia

Índia

Índia

Costuma-se dizer que cada Estado da Índia é um país, tal a diversidade cultural e paisagística de toda a Índia. Do incontornável Taj Mahal, em Agra, à mágica cidade de Udaipur e todo o Rajastão, das montanhas de Darjeeling ao deserto de Jaisalmer, dos Himalaias, em Leh, aos canais e lagoas de Keralan ou às praias da portuguesa Goa, passando pelas caóticas metrópoles de Nova Deli e Bombaim, uma viagem à Índia marca para toda a vida o viajante. Sem contemplações.

Reportagens de viagens à Índia

Viagens Índia: Varanasi

Varanasi, a cidade de luz

Na Índia, país onde nasceram algumas das mais importantes religiões do mundo, a cidade de Varanasi é uma das mais sagradas e místicas. Um roteiro de viagem de encontro às margens do rio Ganges, a principal atracção de Varanasi, no estado de Uttar Pradesh, Índia.

Pontes vivas da Índia

O Milagre das Pontes Vivas

No norte da Índia há um lugar onde as pontes estão vivas. Vão crescendo e cravando as raízes cada vez mais fundo na terra, nas margens dos rios. O milagre acontece dentro da floresta tropical de Meghalaya e pode ser visto durante um passeio de um dia, que inclui percorrer trilhos, atravessar pontes pedestres e vencer cerca de 3.000 degraus.

Viagens Índia: Caxemira

Em Caxemira não perguntem por mim

Nem tudo corre como o previsto numa viagem. Esta é a história de alguém que queria um bilhete de autocarro para ir dar os parabéns ao Dalai Lama e acabou a fazer turismo de luxo em Caxemira, com vigilância apertada, numa casa-barco transformada em prisão de luxo.

Viagens Índia: Orissa

Orissa, a Índia desconhecida

Quem visita a Índia fica-se sobretudo pelos estados do Norte, ou vai a Goa e visita os templos do Sul. A costa Oeste, nomeadamente a do estado do Orissa, continua a receber mais turistas indianos do que estrangeiros nas suas praias e centros de peregrinação.

Viagens Índia: Diu

Diu, a ilha da sedução

Diu, Índia. Um pedaço de terra e de céu, uma ilha presa à costa pelas palmeiras, pássaros e gentes, que são os mesmos de um lado e do outro da ponte que liga a aldeia piscatória de Ghogla à pequena cidade de Diu. Aprazível e pouco turística, a ilha indiana parece ter parado no tempo.

Viagens Índia: Damão

Damão, caravela de pedra

O menos falado pedaço da “Índia portuguesa” é, sem dúvida, Damão. Da sua antiga glória restam dois fortes, impressionantes no tamanho e na preservação, e uma pequena comunidade que mantém algo da cultura portuguesa.

Viagens Índia: Aldeias Históricas do Karnataka

Aldeias históricas do Karnataka

Bastam as pequenas aldeias de Badami, Aihole e Pattadakal para destacar o estado do Karnataka no mapa do sul da Índia: só nesta área de 45 quilómetros quadrados que envolve as povoações, encontramos cerca de 150 templos, erigidos a partir do século IV. Mas os atractivos não se ficam por aí; a população parece reproduzir a vida da época e visitá-los é também encontrar uma Índia rural, antiquíssima e hospitaleira.