Destinos África Marrocos

Marrocos

Marrocos

Terra de todos os sons e cheiros, uma viagem a Marrocos é uma experiência verdadeiramente sensorial. A Medina de Fez, a cidade imperial de Meknes, conhecer os souks de Maraquexe, a cidade-azul Chefchaouen, nas montanhas do Rif, o Alto Atlas, a garganta de Todra e o vale de Dra, a pitoresca cidade costeira de Asilah, Essaouira, as ruínas romanas de Volubilis, Merzouga e as dunas de Erg-Chebbi, ou o ksar de Ait-Benhaddou - motivos de sobra para viajar até Marrocos, tão perto e tão distinto.

Reportagens de viagens a Marrocos

Viagens Marrocos: Marraquexe

Marraquexe, africana e oriental

Marraquexe, a velha capital imperial do sul de Marrocos, mantém uma sedução de séculos. E não apenas pelas realizações monumentais e artísticas. A face mais expressiva da sua identidade cultural palpita nas ruas e nos mercados repletos de gente diversa.

Viagens Marrocos: Todra e Dadés

Todra e Dadés, rios fora do tempo

As rotas turísticas em Marrocos passam cada vez mais pelas gargantas do Todra e do Dadés, mas menos frequentemente pelos caminhos mais interiores destes vales. Essa seria outra aventura, mas os itinerários ao alcance do viajante de passagem para o deserto ou para Ouarzazate conservam, ainda assim, suficientes aliciantes para uma viagem de dois ou três dias pela região.

Viagens Marrocos: Erg-Chebbi - Merzouga

Erg-Chebbi, tambores no deserto

Próximas da fronteira com a Argélia, no interior Sul de Marrocos, as dunas de Erg-Chebbi, junto à peculiar aldeia de Merzouga, são um óptimo prenúncio do deserto do Sahara. Um roteiro de viagem independente à região do Erg-Chebbi.

Viagens Marrocos: Montanhas do Atlas

Atlas, entre o silêncio dos berberes

A poucas centenas de quilómetros do Mediterrâneo, o Atlas - a maior cadeia montanhosa do norte de África - é ponto de passagem para quem parte em busca das areias do deserto. Mas nele bate também o coração do Marrocos profundo, onde um povo resiste contra as adversidades da política, da história e da natureza. Viagem ao Atlas, em Marrocos.

Viagens Marrocos: Ait-Benhaddou

Ait-Benhaddou, coração de terra

Ait-Benhaddou. Chamava-se outrora Aït Aïssa, uma referência à sua fundação lendária por um antigo viajante. Uma outra lenda contada localmente fala-nos de Kahîna, uma rainha cristã que se teria oposto ao avanço do islamismo na região. Teria sido este personagem, ao qual se atribuíam poderes mágicos, que teria mandado construir as muralhas da cidadela de Ait-Benhaddou, o mais belo ksar do Sul de Marrocos.

Viagens Marrocos: Litoral Atlântico

Sinais de uma história comum, no litoral Atlântico de Marrocos

Uma viagem pelo litoral atlântico de Marrocos, de olhos e ouvidos abertos às vivas e coloridas expressões da cultura local, acompanhando ao mesmo tempo a memória da passagem dos portugueses pela região, assinalada essencialmente por várias fortalezas e alguns marcos de arquitectura civil e religiosa.

Viagens Marrocos: Essaouira

O canto secreto de Essaouira

Localizada numa encruzilhada de pessoas e bens e marcada pela passagem de escravos oriundos da África Central, Essaouira - antiga Mogador - mistura com harmonia elementos árabes, negros e berberes. E não esconde as especiarias afrodisíacas do olhar do viajante, recebido com orgulho ao som da música gnaoua. Um roteiro de viagem a Essaouira, na costa atlântica de Marrocos.

Viagens Marrocos: Sara Ocidental

Sara ocidental, o deserto não é tudo

De Smara a Dakhla, a última cidade antes da fronteira com a Mauritânia, o território do Sara Ocidental é muito mais do que simples colecção de paisagens monótonas e sufocantes. A variedade climática e cénica é tão apelativa à viagem quanto o acolhimento caloroso das suas gentes.

Fotos de Marrocos

Fotos de viagem: Marraquexe, Marrocos

Fotos Marraquexe

Marraquexe, velha capital imperial do sul de Marrocos, é uma cidade de cor e sombras, de cheiros e sabores, de charme e sedução. E fotogénica. Dos primeiros raios solares que iluminam os souks até ao anoitecer na praça Djemaa el-Fna, esta é uma viagem fotográfica guiada pela luz de Marraquexe, num tributo ao fotógrafo Costa Manos.

Fotos de viagem: Essaouira, Marrocos

Fotos Essaouira

Mescla de estância de veraneio e cidade piscatória, Essaouira - antiga cidade de Mogador -tem múltiplas influências e atrativos, e um centro histórico de origem medieval classificado pela UNESCO. Desde logo o Castelo Real de Mogador, de origem portuguesa e tão bem retratado neste conjunto de fotografias.