No seguimento dos Blogger Travel Awards 2017, prémios organizados pela BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e onde o Alma de Viajante foi eleito o blog de viagens preferido do público, tenho recebido mensagens de parabéns e de incentivo, e muitas visitas de novos leitores.
Agradeço, do fundo do coração, a cada um de vocês – são uma comunidade fantástica! -, mas queria aproveitar o momento para partilhar cinco blogs pessoais de grande qualidade que não foram nomeados para os prémios. É uma forma de dar a conhecer o meritório trabalho destes amigos bloggers, todos portugueses, na esperança que mais gente possa seguir os seus escritos. Porque eles merecem.
Caso não conheça, eis cinco blogs de viagens a ter em conta durante o ano de 2017.
Surfer Girl on the Move, da Marlene Marques
A Marlene escreve bem – e esse é um dos maiores elogios que posso fazer a um blogger. Define-se como “jornalista de profissão e escritora de paixão”, com uma “incessante vontade de viajar e conhecer” o mundo, sempre que possível com a “prancha de surf debaixo do braço”. É um dos mais refrescantes blogs de viagens da atualidade. De visita obrigatória!
Endereço: www.surfergirlonthemove.com
Viagens à Solta, da Sofia Cruz e do Paulo Azevedo
Há bastante tempo que sigo atentamente o trabalho da Sofia e do Paulo no seu Viagens à Solta. Primeiro, quando os textos versavam principalmente sobre passeios em ambiente natural em Portugal. Depois, seguindo as suas viagens por locais como o Japão, Myanmar ou a vizinha Espanha. As fotografias são sempre magníficas, e os escritos raramente desiludem. Auguro um futuro brilhante para esta dupla de amantes das caminhadas e atividades ao ar livre: é seguramente um dos melhores blogs de viagens portugueses.
Endereço: www.viagensasolta.com
Looking Around, da Patrícia Campos
Conheço a Patrícia há já algum tempo, e praticamente vi o Looking Around nascer. A sua história tem algumas semelhanças com a minha. Eu tinha 33 anos quando dei uma volta ao mundo que mudou a minha vida (depois de ter sido despedido). Para a Patrícia, foi numa viagem à América Latina que tudo verdadeiramente começou. “Em modo de pausa ficou uma vida de 33 anos, no Porto”, diz; deixou “uma carreira profissional estável de 11 anos, uma casa em pleno centro da cidade, um círculo de amigos verdadeiros e um lar familiar harmonioso”. Tal como eu há quase 14 anos, a Patrícia trocou “o seguro pelo incerto” e “as rotinas por aventuras diárias”. Ou, para usar uma frase sua: “Deixei de ter raízes nos pés, ganhei asas e voei”. Hoje em dia, tem um blog que vale mesmo a pena acompanhar.
Endereço: www.lookingaround.me
Contramapa, da Diana Guerra
A Diana diz que desde sempre pretendeu ser jornalista, mas “quis a vida que rumasse para a área de Gestão e abandonasse a escrita e as reportagens”. Seja como for, pratica a arte de contar histórias no seu Contramapa, nome que, de início, me deixou intrigado. “Porque nas contracapas dos meus livros existe sempre um mapa, um sítio onde ir, um local a descobrir”. Ora aí está!
Endereço: www.contramapa.com
From Madeira to Mars, da Sofia Vasconcelos
Conheci a Sofia numa recente viagem à Madeira, quando tentava cumprir com esmero a importante missão de encontrar as melhores ponchas da ilha. Para além de ser uma pessoa extraordinária, a Sofia tem um blog bilingue muito interessante, com dicas, guias e roteiros bem estruturados. Ainda este ano ganhou um prémio em Espanha, e seguramente não foi por acaso. É outro dos blogs de viagens portugueses cuja leitura recomendo sem reservas.
Endereço: www.frommadeiratomars.com
Blogs de viagens a seguir em 2017
Como é natural, há muitos outros blogs de viagens com qualidade e que eu admiro. Posso até ter-me esquecido de algum blog maravilhoso não nomeado nos Blogger Travel Awards. Seja como for, esta não é uma lista dos melhores blogs de viagens portugueses: são apenas cinco exemplos de que gosto e que, na minha opinião, merecem ser divulgados.
Assim, quando lhe apetecer variar do Alma de Viajante, tem aqui cinco projetos onde buscar inspiração para as suas viagens. Não foram escolhidos para os Blogger Travel Awards deste ano, mas pouco ficam a dever aos nomeados. E para o ano há mais!
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.
Fico muito contente que estes blogs tenham tido um destaque por aqui. Já sigo a maior parte deles há algum tempo (o Contramapa praticamente desde o seu início), e sem dúvida que merecem o reconhecimento. Espero que esta tua partilha ajude a que esses espaços cresçam ainda mais! Gostei mesmo deste teu gesto, Filipe 😉
Obrigado Catarina. Eu acredito que os bloggers não se devem isolar, e tenho todo o gosto em ajudar outros bons exemplos a crescerem. Beijinhos.
Boas partilhas! Dos 5 apenas conhecia 2.
Continuação de bom trabalho!
“Viagens à Solta” é sem dúvida um blogue que deveria ser mais divulgado. Para mim é o mais interessante pois divulga primeiramente o nosso país fazendo umas incursões pelo exterior.
Passei um mês a pesquisar blogs de viagens antes da minha viagem de 6 meses a solo. Não conhecia nenhum destes! Obrigada Filipe, Com certeza vão ajudar a melhorar o meu também 🙂
Já utilizo o booking.com mas vou passar a reservar a partir destes links. Já subscrevi para receber no mail as actualizações.