As companhias aéreas continuam a piorar progressivamente as condições oferecidas aos passageiros, quer modificando condições dos serviços ou dos programas de fidelização, quer aumentando taxas e suplementos, ou até criando novas taxas para serviços anteriormente gratuitos, como sejam o check-in online ou o transporte de bagagem de porão.
Desta feita, é a vez da companhia britânica easyJet anunciar a diminuição do tamanho para a bagagem de mão garantidamente transportada a bordo dos seus aviões: a partir do próximo dia 2 de julho de 2013, a easyJet só garante lugar na cabine para as bagagens de dimensão inferior a 50 x 40 x 20cm.
As restantes, até ao atual máximo de 56 x 45 x 25cm, poderão ter de viajar no porão fruto da falta de espaço na cabine, sem custos adicionais – mas o inconveniente à chegada é, naturalmente, enorme.
A low cost justifica a mudança de política com o facto de em voos muito concorridos não ser possível acomodar toda a bagagem de mão na cabine. O que a easyJet não diz é que a origem do problema – os passageiros transportarem muita bagagem de mão – são as suas próprias políticas de preços.
Isto porque, a maioria dos passageiros opta por não despachar a sua bagagem, evitando os custos exorbitantes associados: 30 a 50 por cada voo, ou seja, 60 a 100 numa passagem aérea de ida e volta só para transportar uma mala no porão.
Como sempre acontece nestas circunstâncias, a medida é apresentada como sendo positiva para os passageiros. A transportadora chama à nova medida uma “garantia de bagagem“: “A nossa nova garantia de bagagem de cabine significa que podes garantir que a tua mala viaja contigo na cabine, mesmo nos voos mais movimentados.”
Na página de perguntas frequentes da easyJet pode ler-se:
Porque estão a reduzir o tamanho das malas de cabine?
A easyJet transporta mais passageiros a cada ano, o que significa que está disponível menos espaço de cabine. Queremos ser abertos e honestos na forma como encaramos este desafio. A promessa de mala de dimensão garantida significa que todos os nossos clientes podem levar sempre consigo uma mala com artigos essenciais e/ou de valor. Sabemos, aos falarmos com eles, que esta é uma prioridade para os clientes.
No passado, tivemos por vezes de pedir aos clientes que colocassem as suas malas de cabine no porão uma vez que a cabine tinha esgotado o seu espaço. A promessa de dimensão de mala garantida significa que pode optar por garantir que a sua mala de cabine não tenha de ir no porão.
Como referido, a mudança torna-se efetiva a partir do próximo dia 2 de julho de 2013.
Se tem voos marcados na easyJet, já sabe: reduza o tamanho da bagagem para garantir que ela viaja consigo na cabine.
Deixe uma resposta