O Geada, Festibal de Cultura Tradecional de las Tierras de Miranda, volta à cidade de Miranda do Douro, uma das mais características do norte de Portugal, nos dias 29 e 30 de dezembro, com a promessa de continuar a divulgar a cultura mirandesa através de atividades abertas a todos os visitantes.
De acordo com a organização, liderada pela ARJM (Associação Recreativa da Juventude Mirandesa), “qualquer um poderá dançar à volta da tradicional fogueira do galo, e ao som ecoante das mais belas gaitas-de-foles, dançar pauliteiros e música tradicional mirandesa, tocar instrumentos tradicionais, descobrir a lingua mirandesa, conviver nas típicas adegas do centro histórico de Miranda do Douro, passear por algumas das mais belas aldeias do planalto, acompanhando a Rota do Contrabando, fazer e provar enchidos, e deliciar-se com os sabores da gastronomia tradicional mirandesa”.
Para derretir le carambelo (derreter o gelo), há workshops de danças tradicionais, pauliteiros e percussão, e um peddy paper percorre as adegas com degustação de bom vinho, bom pão e enchidos regionais. À noite está prevista a atuação exclusiva do DJ Kitchen e Gaitas à Solta.
Os bilhetes para os dois dias em pré-venda ficam por 10 para os não sócios da ARJM, e 5 por dia, na venda local.
Para reservar hotel, pode recorrer a agências online como a booking.com.