Traveller’s House, Rossio Hostel e Lisbon Lounge Hostel, na baixa de Lisboa, lideram por esta ordem o ranking anual dos melhores hostels do mundo, segundo o portal irlandês HostelWorld.com, onde se pode reservar estadia em mais de 20.000 unidades.
Os Hoscars foram eleitos por 800.000 internautas, através de seis critérios: estilo, segurança, localização, divertimento, limpeza e pessoal. Os donos das casas dizem, ao Expresso, que a mais-valia está na forma de receber o viajante: Tratamo-lo como se fôssemos nós a viajar.
O ambiente do Traveller’s House é relaxado, simpático, com música lounge, sala de DVD e até café grátis. A pernoita fica entre os 16 e 18 euros, em média. No top 10 mundial só um não é na Europa. Sitting on The City Walls Courtyard House, em Pequim (China), foi sexto, dois lugares à frente do – mais um lisboeta… – Goodnight Backpackers.
A federação Hostelling International, com quase 100 associações nacionais de albergues de mais de 80 países, registou mais 14 por cento das suas reservas em 2007, o que revela o carácter interessado, prático e económico dos viajantes.