Para onde viajar em 2019 (as minhas sugestões)

Por Filipe Morato Gomes
Melhores destinos para 2019: ilha do Fogo
Vulcão na Ilha do Fogo

Já se tornou uma tradição no Alma de Viajante apresentar sugestões de destinos de viagem para o novo ano que se aproxima. Vou, pois, sugerir uma lista com 10 locais para o inspirar na hora de escolher para onde viajar em 2019. São, por assim dizer, uma espécie de melhores destinos para 2019.

Seja porque sofreram mudanças recentes e é melhor conhecer o quanto antes; seja porque são destinos sobre os quais tenho sentido um interesse crescente por parte dos viajantes; seja, finalmente, uma espécie de aposta pessoal na “qualidade” de um destino menos óbvio.

Assim, e no seguimento da lista com os melhores destinos para 2018 – Argélia, Geórgia, Malta, Maldivas, Bangladesh, Nepal, Uzbequistão, Canadá, Malawi e Portugal; das sugestões dos melhores destinos para viajar em 2017 – Quirguistão, Omã, os Açores, a Colômbia e o Nepal; e ainda das sugestões de viagens para 2016 – Cuba, o Irão e o Japão; eis as minhas apostas para o novo ano. Para onde viajar em 2019?

Na verdade, eu próprio estou a usar estas ideias. Entre os destinos que recomendo, tenho já voo marcado para um deles e ando seriamente a ponderar visitar pelo menos outros dois. A ver vamos. Estes 10 países estão, pois, entre os melhores destinos para viajar em 2019 (na minha opinião, naturalmente).

Destinos de viagem para 2019

1. Paquistão

Para onde viajar em 2019: Paquistão
Forte de Lahore, Paquistão

Tem crescido em mim a vontade de conhecer o norte do Paquistão, principalmente desde que, há tempos, li um blogger de viagens internacional a afirmar que “aqueles que falam da hospitalidade iraniana ou sudanesa é porque nunca foram ao Paquistão”. Ganhou instantaneamente a minha atenção!

Cidades como Lahore, Islamabad e até Peshawar; o Vale de Hunza e toda a zona montanhosa em redor de Gilgit; a Karakhorum Highway, que liga Islamabad a Kashgar, em território chinês, estão no meu radar de viajante. Até porque o norte do Paquistão há muito que deixou de ter níveis de insegurança preocupantes, pelo que o momento é mesmo agora.

É certo que muitas das minhas ideias de viagens vão ficando pelo caminho – ainda não fui ao Quirguistão, ao Nepal ou ao Bangladesh, por exemplo; mas estou seriamente a considerar visitar o Paquistão no verão de 2019. A ver vamos se consigo conciliar viagens e família para me delongar mais tempo pela Ásia Central.

2. Cazaquistão

Lago Almaty, Cazaquistão
Lago Almaty, Cazaquistão

Depois de vários adiamentos, tenho finalmente viagem marcada para a Ásia Central. Na impossibilidade de visitar Quirguistão, Tajiquistão, Cazaquistão e Uzbequistão e a referida Karakhorum Highway numa só viagem, optei por marcar já voos com ida para Almaty, no Cazaquistão, e regresso de Taskhent, no Uzbequistão.

Ora, e por que razão quero visitar o Cazaquistão? Antes de mais, porque nunca lá fui – e isso é motivo quase suficiente para querer conhecer um destino. Mais importante, porque tenho curiosidade em visitar a antiga capital Almaty, alguns dos lagos do sul do país e, não menos importante, a histórica povoação do Turquistão. Nunca ouviu falar? Não se preocupe, em maio do próximo ano lá estarei para contar tudo.

3. Sudão

Abrigo de extraordinárias pirâmides e sem turistas, nos últimos anos o Sudão tem aparecido no radar de alguns viajantes portugueses mais afoitos. E, pelo que sei, é um lugar fascinante. É lá que melhor se pode testemunhar a cultura da Núbia; uma “região situada no vale do Rio Nilo partilhada pelo Egito e pelo Sudão” e onde se desenvolveu uma das mais antigas civilizações do continente africano.

No fundo, visitar o Sudão é uma espécie de viagem no tempo, ao encontro do que dizem ser um dos povos mais hospitaleiros do mundo. Não sei se conseguirei lá ir em 2019, mas é um país que quero muito conhecer!

4. Bangladesh

Rio em Dhaka, Bangladesh
Rio em Dhaka, Bangladesh

Repito o que escrevi nas sugestões para 2018, porque julgo que pouco mudou desde essa altura. “O Bangladesh é um dos países que recebe menos turistas em todo o mundo, mas sinto que isso vai mudar nos próximos anos. Trata-se de um país muito pobre e com reduzidas infraestruturas de apoio ao turismo, mas os relatos sobre a calorosa hospitalidade bengalesa são tão recorrentes que, só por isso, já valeria a pena visitar o Bangladesh. Locais como a floresta de Sundarbans, onde se encontra a maior população dos belíssimos tigres-de-bengala, as zonas rurais de Bandarban e mesmo a capital Dhaka, servem para cimentar a ideia de que tenho de lá ir o quanto antes”.

Será que não é chegada a hora de mais gente conhecer o Bangladesh?

5. Ladakh (Índia)

Desde há algum tempo que as paisagens montanhosas do norte da Índia fazem parte do meu imaginário de viajante. Locais como Leh ou Manali, a visão dos Himalaias, os mosteiros budistas da região e todo o ambiente de influência tibetana desperta em mim um desejo crescente de visitar a região do Ladakh.

Por algum motivo, tenho a sensação de que não posso adiar muito mais. A ver vamos. Julgo sinceramente que é um dos melhores destinos para conhecer no verão de 2019. Pelo menos para os viajantes mais aventureiros.

6. Ucrânia

Lviv, Ucrânia
Lviv, Ucrânia

Sugestão completamente diferente é a Ucrânia. Das festas loucas na praia de Odessa à cosmopolita Kiev, do ambiente cultural de Lviv ao complexo nuclear de Chernobyl, não faltam motivos para visitar a Ucrânia. Pela minha parte, estive quase a fazê-lo no ano passado, na sequência de um roteiro de viagem na Roménia; mas, infelizmente, não possível chegar até lá.

Quem sabe 2019 não é mesmo o ano da Ucrânia (e da vizinha Bielorrússia!), antes que o turismo de massas descubra as belezas do país.

7. Bielorrússia

Minsk, Bielorrússia
Minsk, Bielorrússia

Com a recente abertura ao turismo – e a consequente inclusão no TOP 10 de destinos para 2019 da Lonely Planet, não será de admirar que, aos poucos, a Bielorrússia vá recebendo cada vez mais turistas. Antes que isso aconteça, 2019 é seguramente uma boa altura para visitar a Bielorrússia; nem que seja numa escapadinha à capital Minsk. É um dos destinos que eu próprio estou a considerar visitar em 2019, em conjugação com a Ucrânia.

8. Argélia

Ruínas de Timgad, Argélia
Ruínas de Timgad, Argélia

“Há muito tempo não me surpreendia tanto com um país como com a Argélia” – foi assim que um amigo, viajante muito experiente, me falou da Argélia. Fiquei intrigado e deveras curioso. E fui lá comprovar. Visitei a Argélia em 2018 e não poderia estar mais de acordo. É um diamante em bruto.

Lugares como a cosmopolita Argel, com o seu delicioso kasbah classificado pela UNESCO como Património Mundial; as ruínas romanas de Djémila e Timgad; o oásis de Timimoun; o Parque Nacional Tassili n’Ajjer; e, claro, a misteriosa povoação de Ghardaia; tudo motivos para rumar à Argélia o quanto antes.

9. Ilha do Fogo (Cabo Verde)

Vulcão do Fogo
Estrada no interior da caldeira do vulcão do Fogo

Está na hora de fazer escolhas mais sustentáveis no que toca a Cabo Verde. Isso implica, muito provavelmente, esquecer os resorts das ilhas do Sal e da Boa Vista (muitos deles verdadeiros sorvedouros dos recursos hídricos das ilhas) e optar por conhecer algumas das chamadas ilhas periféricas.

Entre elas, recomendo a belíssima ilha do Fogo, que visitei recentemente. É uma ilha vulcânica, incrivelmente bela, com atrativos para todos os gostos. De trilhos para caminhadas à subida ao vulcão do Fogo; da Chã das Caldeiras, uma localidade assustadoramente instalada no interior da cratera do vulcão; ao charme de São Filipe, principal povoação da ilha. Para mim, foi amor à primeira vista.

10. Ilhas Faroé

Algo me impele a conhecer as Ilhas Faroé, e julgo que as duas viagens que fiz à Islândia neste ano ainda acentuaram mais esse desejo. As ilhas são inóspitas e as paisagens de uma beleza esmagadora. São parte integrante da Dinamarca e vivem quase exclusivamente da pesca (os recursos naturais em terra firme são escassos). Parece-me um destino excelente para 2019 – só é pena ser tão caro!

E pronto, estas são as minhas sugestões de destinos para conhecer em 2019. Quais são as suas?

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

8 comentários em “Para onde viajar em 2019 (as minhas sugestões)”

  1. Viagens marcadas para o Luxemburgo, Marrocos e para a Provence. Planos para visitar a Tunísia, a África do Sul e a Namíbia. Veremos que tal corre :) Boas viagens

    Responder
  2. Vou partir para a semana, Perú e Bolívia (com a Nomad), e depois sigo, por conta própria para o Equador e Galapagos, Deserto do Atacama, ilha da Páscoa, Moorea e Papeete, Rarotonga, Ayers Rock, Singapura.

    Responder
  3. Esse ano, vamos para os Países Bálticos! Há muito tempo que quero ir lá e, finalmente, vou realizar meu sonho!

    Responder
  4. No próximo ano gostaria imenso de ir ao Japão, mas por contingências diversas penso que me ficarei pela Sicília ou farei um circuito pela Turquia.

    Bom ano de 2019 e excelentes viagens.

    Que as viagens de 2019 nos encham a alma, o coração e nos permitam conhecer novas culturas e gentes!

    Responder
  5. Parece bruxaria, estava mesmo hoje a suspirar pelas pirâmides nubias do Sudão quando esbarrei neste post. Ficam na bucket list não para as habituais viagens a solo mas possivelmente para uma tour. A esta lista acrescento o Tibete que sou capaz de visitar no final de 2019. Boas viagens!

    Responder
  6. Caro Filipe,

    Antes de mais agradeço os bons momentos de leitura e sonho que me proporciona com as suas viagens.
    Tive oportunidade de conhecer este ano dois países desta lista de sugestões para o próximo: a Ucrânia e as Ilhas Faroé. O primeiro está um pouco (!!) mais atrasado que o segundo, mas ainda assim valem a visita.
    Sem dúvida que para mim, as Ilhas Faroé ficaram no coração… não só pela paisagem que é soberba como pela simpatia, alegria e simplicidade das pessoas. Irei lá voltar com toda a certeza! Só não sei que já no próximo ano, mas a ver vamos.
    Concordo plenamente quando diz que é caro. Chegar lá poderá não ser assim tanto, mas lá o cenário muda um pouco de figura. Mas tenho a certeza que se optar por lá ir, no final não se irá arrepender!
    Boas viagens, boas festas e um excelente 2019!

    Responder
  7. E para viajar em Portugal?

    Responder

Deixe um comentário