Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: África » Cabo Verde » São Vicente » Mindelo, coração de São Vicente

Mindelo, coração de São Vicente

Por Manuel Jorge Marmelo | Atualizado em 22 Dez 2018 | Viagens África Cabo Verde São Vicente Deixe um comentário
Tempo de leitura: 8 minutos

Café Lisboa, Mindelo, Cabo Verde
Interior do Café Lisboa, Mindelo

O Mindelo, localizado na ilha de São Vicente, barlavento cabo-verdiano, é uma povoação cosmopolita. Cidade bela, histórica e com um povo caloroso, tem a reputação de acolher as noites mais animadas e os principais pólos de actividade cultural do arquipélago de Cabo Verde. Terra de Cesária Évora, de mornas, funaná e coladeras, e do festival da Baía das Gatas. Sejam bem-vindos a um pedaço de África em pleno Atlântico, com uma atmosfera singular e cativante: o Mindelo, em Cabo Verde.

A doce e morna Mindelo

Cidade doce e morna, com um inconfundível toque colonial, o Mindelo é o destino ideal para quem goste de combinar diversão, praia e história. É a segunda maior cidade de Cabo Verde e tem a fama de ser a mais cosmopolita de todas – e, provavelmente, também a menos africana, destacando-se antes por um toque muito brasileiro.

Réplica da Torre de Belém e estátua de Diogo Afonso, na Avenida Marginal do Mindelo, Cabo Verde
Réplica da Torre de Belém e estátua de Diogo Afonso, na Avenida Marginal do Mindelo, Cabo Verde

Um dos principais ícones da vida local é, aliás, o calçadão da baía da Laginha, em torno do qual a cidade se espraia. É aqui que os residentes se dedicam ao culto do bem-estar físico: os culturistas exercitam-se em máquinas de musculação improvisadas na praia; há um corrupio constante de senhoras fazendo jogging e footing até ao pôr-do-sol; e, logo pela manhã, dezenas de crianças correm no areal aquecendo os músculos para as aulas de natação.

Descoberta em 1462, a ilha de São Vicente permaneceu desabitada até meados do século XIX, altura em que os ingleses, para comemorarem o desembarque na homónima praia nortenha portuguesa (que permitiu a vitória dos liberais sobre os absolutistas), criaram a cidade do Mindelo.

Estão ainda bem conservados os traços desta herança portuária e colonial: as velhas casas mantêm-se impecavelmente preservadas e pintadas em tons pastel, com portadas de ripas de madeira nas janelas, ocasionalmente sombreadas por acácias rubras em flor; há uma réplica da portuguesa Torre de Belém junto à estátua do descobridor Diogo Afonso, nas imediações do Mercado do Peixe; a praça principal, rebaptizada em homenagem ao herói da independência Amílcar Cabral, mantém os bustos de Camões e Sá da Bandeira, o coreto de traça lusitana e o quiosque que serve de ponto de encontro dos mindelenses até ser noite alta; há, aqui e ali, praças com igrejinhas brancas; o antigo Mercado Municipal, de dois pisos e com o telhado seguro por traves de madeira, foi objecto de recuperação recente; e mesmo o antigo Palácio do Governador, agora a funcionar como tribunal, resplandece em branco e rosa, enquadrado por belas buganvílias.

Cosmopolitismo mindelense

Entardecer no calçadão da Laginha, Mindelo, Cabo Verde
Entardecer no calçadão da Laginha, Mindelo, Cabo Verde

O Mindelo tem a fama de acolher as noites mais animadas e os principais pólos de actividade cultural do arquipélago, o que facilmente se comprova em locais como o Café Mindelo, situado num edifício centenário da zona portuária e recentemente recuperado, a Kaza d’Ajinha, junto à Praça Amílcar Cabral, o Café Lisboa, a discoteca Syrius (onde o “hip-hop”, o “rap”, a “coladeira” e o “kuduro” se sucedem sem danos para a animação) ou o Quiosque da Praça Nova, cuja esplanada permanece repleta até às 2h00.

A casa da cantora Cesária Évora é também um ponto habitual das peregrinações turísticas, embora, do lado de fora, não se veja mais do que as janelas e as paredes de um banalíssimo apartamento. E não se espante se o jantar no restaurante Archote for acompanhado por um belíssimo grupo de mornas.

Lazer em São Vicente

Saindo da cidade, a estrada conduz à zona do Calhau, no sopé do vulcão extinto há cerca de um século, mas cujo cone negro continua a infundir respeito.

Pescando no Mindelo, Cabo Verde
Pescando no Mindelo, Cabo Verde

O caminho faz-se por um vale entre esmagadoras e áridas paredes vulcânicas, na orla das quais se situam as principais explorações agrícolas da ilha, onde é possível, mesmo, avistar alguns embondeiros.

O Calhau e a vizinha Vila Miséria funcionam, refira-se, como locais de veraneio para os mindelenses. Os areais não são grandes, mas há boas condições para a prática de surf e bodyboard em ondas de um azul cristalino. Na Praia Grande, no sopé do cone do vulcão, existe ainda uma piscina natural.

O caminho agreste e montanhoso repete-se nos 15 quilómetros que é preciso percorrer entre o Mindelo e a célebre Baía das Gatas, local onde, todos os anos, no mês de Agosto, decorre a mais famosa manifestação cultural cabo-verdiana.

A elevação mais alta do caminho, o Monte Verde, tem 800 metros de altitude, mas todo o trajecto é igualmente árido e pedregoso, abrindo o apetite para um mergulho na verdadeira piscina que o mar forma na bonita baía. A água é morna, cristalina, transparente, de um azul difícil de descrever. Igual ao dos sonhos, decerto.

Os passeios podem ser feitos a solo, ou recorrendo a empresas especializadas como a Cabtur ou a Cabo Verde Leisure, especializada em programas turísticos de natureza e aventura, mergulho, pesca de fundo, surf, bodyboard, windsurf, passeios de BTT e circuitos pedestres.

Baía da Laginha vista a partir do Alto do Fortinho, Mindelo
Baía da Laginha vista a partir do Alto do Fortinho, Mindelo
Praia na ilha S. Vicente, arquipélago de Cabo Verde
Praia na ilha S. Vicente, arquipélago de Cabo Verde
Mercado de rua no Mindelo, Cabo Verde
Mercado de rua no Mindelo, Cabo Verde

Guia de viagens ao Mindelo, São Vicente

Este é um guia prático para viagens ao Mindelo, com informações sobre a melhor época para visitar, como chegar, pontos turísticos, os melhores hotéis e sugestões de actividades na ilha de São Vicente.

Como chegar a São Vicente

As companhias aéreas TAP e TACV voam todos os dias para as ilhas do Sal e Santiago, de onde os TACV oferecem ligações para a ilha de São Vicente.

Pesquisar voos

Onde ficar

As alternativas são diversas e para as mais diversas bolsas. Para os mais exigentes, o Hotel Porto Grande (Praça Amílcar Cabral), situado na praça central da cidade, pode ser uma boa opção. É também um dos locais de animação nocturna do Mindelo e o restaurante está acima da média. Os preços em quarto duplo, com pequeno-almoço, começam nos 96€.

No outro extremo da pirâmide estão a Pensão Chave D’Ouro (Avenida 5 de Julho) e a Residencial Amarante (Avenida 12 de Setembro). Para gostos mais intermédios, aconselha-se a Casa Café Mindelo (Rua Governador Calheiros 6), uma casa colonial recentemente recuperada, que alberga um café no piso térreo e quatro quartos de turismo de habitação nos dois pisos superiores. A decoração é sofisticada e os preços praticados não excedem os 65€ em época alta. A cidade dispõe ainda de pelo menos dois B&B, na Rua Dr. Vicente Rendall Leite, 15, e na Rua Franz Fanon.

Fora da cidade, pode ainda optar-se pelo Foya Branca Resort Hotel, localizado em S. Pedro.

Pesquisar hotéis em São Vicente

Gastronomia no Mindelo

O prato mais comum nos restaurantes do Mindelo, como no resto de Cabo Verde, é o bife de atum, normalmente de excelente qualidade. Mas é também possível encontrar cachupa, espécie de feijoada local, sendo ainda bastante comuns os pratos de peixe grelhado ou cozido.

A maior dificuldade será, assim, escolher o sítio. O restaurante Sodade (Rua Franz Fanoz, 38), por exemplo, prima pela simplicidade, mas beneficia de uma vista deslumbrante sobre a baía e o Monte Cara (dispõe também de uma residencial). Mais sofisticado é o Archote, situado no Alto de S. Nicolau, a curta distância da praça central, onde se pratica uma cozinha cuidada (aconselha-se aqui o bife de atum gratinado). A refeição é acompanhada por música ao vivo, na esplanada. Conta também com uma estalagem.

No topo das preferências daqueles que procuram um restaurante que obedeça a padrões europeus está o Tradissom & Morabeza (Rua da Praia), que ocupa o último andar no edifício do Clube Mindelense e se destaca por uma decoração extremamente cuidada e pela vista sobre a baía. Abre só ao jantar.

Embora não sendo um site oficial, o espaço www.caboverde.com tem muita informação útil sobre viagens a Cabo Verde, incluindo, naturalmente, a ilha de São Vicente. O Portal do Turismo de Cabo Verde está acessível em www.turismo.cv e também vale a visita.

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

 

Saiba mais sobre: Viagens África Cabo Verde São Vicente

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Procure os melhores voos para São Vicente. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Reserve um hotel em São Vicente e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou, em alternativa, na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Eu nunca viajo sem seguro.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou Wise. Eu uso ambos nas minhas viagens.

« Damão, caravela de pedra
Introdução ao trekking: guia para andar por aí »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 50 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

São Vicente

Pesquise os melhores voos para São Vicente

Reserve um hotel em São Vicente ao melhor preço (veja as promoções).

Peça o seu cartão Revolut e poupe nas taxas bancárias.

Faça um seguro de viagem na IATI Seguros (5% de desconto usando este link) ou na World Nomads (5% de desconto com o código FMGOME5).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens