“Todas estas 11 cidades têm uma coisa em comum: muralhas incríveis”. É assim que Alex Schechter arranca, no portal Architectural Digest, a sua seleção 11 cidades muralhadas “imperdíveis” – selecção essa que inclui a portuguesa cidade de Óbidos.
Sem ver mencionado o critério que esteve na base da formação da lista, a cidade de Óbidos aparece na quarta entrada, seguido-se às cidades de Dubrovnik, na Croácia, de Ávila, em Espanha e de Carcassone, em França. Sobre Óbidos, o autor refere as “casas caiadas em ruas de paralelepípedos toscos” e ainda os restaurantes que servem “uma tradicional salada de polvo e ginjinha”. “O coração desta cidade histórica é o seu castelo do século XII, convertido num boutique hotel de inspiração medieval na década de 1950 . Óbidos é particularmente agradável no verão, quando florescem nas praças glicínias e gerânios e que formam o cenário perfeito para a arquitetura antiga”, escreve Alex Schechter.
A restante seleção é composta por Jerusalém (Israel), Essaouira (Marrocos), Pingyao (China), Itchan Kala (Usbequistão), Jaisalmer (Índia), Monteriggioni (Itália) e a cidade-museu de Bourtange (Holanda).
A Architectural Digest é uma reputada publicação do grupo Condé Nast destinada a designers e arquitectos de todo o mundo.
A cidade de Óbidos é uma verdadeira atração turística nacional, muito procurada no final do ano (em que se transforma em Vila Natal) e durante o Festival Internacional do Chocolate, que este ano recebeu a 13ª edição. Há muita oferta hoteleira dentro e fora das muralhas, mas também em toda a região. O Hotelandia é um bom sítio para procurar inspiração e locais onde dormir em Óbidos.
[obidos]
Eu incluiria Avignon, Provence, França. A cidade antiga contém o palácio papal, incrustado em montanha rochosa, contínua à muralha. Além de belos edifícios e monumentos, encontramos vielas encantadoras, com lojas de roupas e doces típicos do Sul da França, de se comer de joelhos! A cidadela tem muita vida, animada por turistas e locais, com música nas ruas e muitos restaurantes. Tudo nos convida a longas caminhadas.
Vê-se que não conhecem Elvas – Cidade Património Mundial de Elvas, reconhecida pela Unesco precisamente pela autenticidade e extensão das suas muralhas. Não que estas localidades referenciadas não sejam merecedoras, mas o portal Architectural Digest precisa conhecer urgentemente a cidade de Elvas, em Portugal.