
Estocolmo é uma cidade com alojamento caro e, para uma capital, tem poucos hotéis. Uma cama em camarata num hostel pode ultrapassar os 30€ e uma diária dupla num hotel de três estrelas chega facilmente aos 150€.
Mais do que nunca, é aconselhável reservar com antecedência para conseguir as melhores opções. Mas em que zona da cidade? É precisamente para responder a essa dúvida que hoje escrevo.
Procurar hotel em Norrmalm, Gamla Stan ou Sodermalm?
No que diz respeito aos hotéis em Estocolmo, há três zonas principais em termos de conveniência para o turista: Norrmalm e a adjacente Ostermalm, a norte do centro histórico, a própria Gamla Stan (a zona “velha” de Estocolmo) e a região sul de Sodermalm. Eis as principais diferenças em termos de conveniência e ambiente.
1. Norrmalm / Ostermalm
Norrmalm é a região central mais moderna e buliçosa de Estocolmo, com imensas ruas pedonais, lojas e restaurantes com charme. É a área mais prática para boa parte das atrações, museus e monumentos que vai querer visitar em Estocolmo. Norrmalm é ainda uma das zonas com os bares e clubes mais in da cidade – logo, mais caros.
Pela minha experiência, e excluindo o fator preço, Norrmalm é a zona mais conveniente para procurar hotel na capital sueca – especialmente se tiver apenas três ou quatro dias na cidade. Para quem viaja em negócios, julgo que será, por maioria de razão, a zona ideal. Se, ao invés, tiver um orçamento muito reduzido, talvez seja melhor espreitar os hostels de Gamla Stan e Sodermalm.
2. Gamla Stan
Se preferir ficar no coração pitoresco da cidade velha, então opte por um pequeno hotel ou hostel na ilha Gamla Stan. Ficará igualmente próximo de quase tudo. Durante o dia, a zona tem muitos turistas a calcorrear o empedrado das ruelas, mas os finais de tarde e a noite são agradáveis. Há também muitos restaurantes, lojas e bares, e o ambiente é deveras acolhedor.
Um guia turístico disse-me que “para os turistas mais velhos Gamla Stan é a zona ideal”. É provável que sim, mas a pequena ilha é também muito apelativa para jovens viajantes independentes, até porque há hostels no centro histórico muito bem referenciados.
3. Sodermalm
Para quem preferir um ambiente mais alternativo de Estocolmo, Sodermalm é o local de eleição. Especialmente “SoFo“, como é conhecida a região a sul da Rua Folkungagatan, a zona boémia de Estocolmo. Não fica tão perto dos museus e é provável que necessite de andar de metro mais vezes, mas verá mais suecos que turistas e a animação noturna é farta e relativamente mais em conta. A área é maioritariamente residencial e proporciona uma estadia tranquila em Estocolmo.
Onde ficar em Estocolmo – a minha sugestão
Na minha recente viagem a Estocolmo, acabei por ficar alojado em duas zonas distintas da cidade, precisamente para melhor sentir cada uma delas. Dividi a estadia entre a conveniente Norrmalm e a boémia Sodermalm, deixando de fora, propositadamente, Gamla Stan, o centro histórico mais turístico. Foi uma opção.
Depois desta experiência, é quase certo que quando voltar a Estocolmo tentarei encontrar um hotel acessível na zona norte de Norrmalm. Caso não consiga, optarei pelo charme de Gamla Stan. A zona sul de Sodermalm será a minha terceira opção, apenas e só porque, em termos de localização, me pareceu a menos favorável das três.
No seu caso, tente perceber em que zona se sentirá melhor de acordo com o objetivo da viagem e comece a procurar hotéis com antecedência. Fique onde ficar, Estocolmo não é muito grande. Serão três ou quatro estações de metro de diferença.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.