Os pilotos da transportadora aérea TAP, representados pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), anunciaram a convocação de dois períodos de greve com a duração de quatro dias cada, nos próximos meses de dezembro e janeiro. Em concreto, a nova greve dos pilotos será marcada para 9, 10, 11 e 12 de dezembro – colada ao feriado do dia 8 e, portanto, altura propícia a um fim de semana prolongado – e ainda 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2012 – época de pico de tráfego aéreo em virtude do regresso a casa de milhares de pessoas após o Natal e passagem de ano.
De acordo com o jornal Público, uma das razões da greve tem a ver com uma reivindicação relacionada com a privatização da TAP. “Em causa está um acordo estabelecido em 1999 que prevê o envolvimento dos pilotos, para que, no momento em que a companhia fosse privatizada, recebessem – segundo o sindicato – entre 10% a 20% do capital da transportadora”, escreve o matutino. A TSF, fonte do sindicato terá ainda manifestado o “desconforto dos pilotos” face a alegados aumentos salariais dos cargos dirigentes da transportadora.
O sindicato enfatiza o facto de a greve não ter motivações salariais, pese embora, como facilmente se depreende, sejam, uma vez mais, motivos financeiros – ainda que não salariais – a estar na base da intenção grevista.
Fonte do Gabinete de Comunicação da TAP, contactada pela agência Lusa, afirmou que, “oficialmente, a empresa não tem conhecimento da greve”, pelo que reserva os comentários para data posterior à receção do pré-aviso de greve.
Se tudo correr como habitualmente, a greve será desconvocada horas antes ou durante o primeiro dia de greve, 9 de dezembro. Ainda assim, os prejuízos causados aos passageiros serão colossais e, não menos relevante, os danos à imagem da TAP começam a ser fatais.
Recorde-se que no próximo dia 24 será a vez dos controladores aéreos fazerem greve.
Se tem voos TAP marcados para os dias da greve – 9, 10, 11 e 12 de dezembro de 2011 e 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2012 – mantenha-se atento às informações veiculadas pela transportadora em www.flytap.pt.