O ano que há pouco terminou foi um ano especial. Entre janeiro e outubro concretizei uma volta ao mundo em família. Foram dez meses a viajar acompanhado por uma mulher jornalista e uma filha irrequieta e curiosa.
Regressei a Portugal há 3 meses.
Tempo de assentar, desfrutar da casa e rever amigos após a longa ausência, parar um pouco e planear as atividades para 2013 – tertúlias, workshops e viagens. E, claro, lançar este novíssimo blog, que estou certo me vai dar um enorme prazer alimentar.
O que 2013 vai trazer de novo, então?
Antes de mais, perguntam-me muitas vezes o que vamos fazer na sequência da volta ao mundo em família. Pois bem, haverá seguramente novidades no que toca ao grande desafio que foi viajar com uma criança de 5 anos. Se está a pensar em livros, acertou. Se está a pensar num blog para descomplicar o mundo das viagens com crianças, também. Tudo terá o seu tempo.
Esse blog será alimentado pela mãe-jornalista-viajante Luísa Pinto. Mantenha-se ligado para não perder pitada.
Pela minha parte, até meados de abril estarei por Portugal, com reportagens para escrever e dois ou três workshops sobre Escrita de Viagens agendados – no Porto e em Lisboa. Serão, muito provavelmente, os únicos workshops de 2013, já que, durante o resto do ano, tenho várias viagens de trabalho planeadas.
Em abril, liderarei a quinta edição da viagem Segredos da Pérsia da agência Nomad.
A partir de finais de maio, explorarei sozinho as maravilhas da Sérvia e da Roménia, países que ainda não conheço nos Balcãs, uma das mais interessantes regiões da Europa. Infelizmente, Albânia e Macedónia vão ter de ficar para outra oportunidade.
Depois, durante o mês de julho, rumarei ao Uganda e ao Ruanda para conhecer de perto aquele recanto de África e, quem sabe, ter um encontro especial com um grupo de gorilas de montanha.
Em setembro, regressarei como habitualmente ao Irão.
Para outubro, tenho agendado um trekking nos Annapurna, no Nepal, e, havendo dinheiro, encaro a possibilidade de completar a viagem com uma incursão ao místico reino do Butão.
Por fim, para novembro e dezembro não tenho ainda planos definidos, mas desconfio que vou ficar por casa a escrever.
Ora, tantas viagens proporcionarão seguramente material rico e variado para partilhar consigo.
A esse propósito, a principal novidade é que, além dos habituais textos e fotos, estou a ponderar seriamente aventurar-me no vídeo. São várias as pessoas que me têm “empurrado” para este novo mundo da imagem em movimento, mas tenho resistido a dar o passo. Talvez este blog seja o motivo que me faltava para o fazer.
Desejo-lhe um grande ano, quaisquer que sejam os seus objetivos. E seja feliz. Se os meus posts de alguma forma contribuírem para que isso seja possível, tanto melhor.
Quais são os seus destinos para 2013?
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.
Excelentes planos para 2013! Muito bom. Adorava conhecer o Ruanda e ter encontro com os gorilas… está na lista de coisas a fazer. É só preciso tempo.
Para 2013, além de já ter estado em África, vou fazer alguns países da Europa como Itália e Ucrânia (onde já estive anteriormente mas há uns locais que quero mesmo visitar), e depois tenho 7 meses para ir das Caraíbas até ao México e até ao Brasil pelo rio Amazonas desde Ecuador e Peru sempre em barcos. Seguindo o conceito que chamas de slow travel – esta viagem vai ser muito interessante. Abraço e boas viagens!