O restaurante Vila Joya, no Boutique Resort com o mesmo nome, em Albufeira, no Algarve, entrou para a lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.
É a primeira vez que um restaurante português obtém esta distinção, anunciada na passada segunda-feira à noite numa cerimónia em Londres.
O restaurante exibe igualmente 2 estrelas Michelin, que em Portugal só partilha com o restaurante Ocean, igualmente no Algarve.
Também conhecida como S. Pellegrino (o patrocínio do evento é das águas S.Pellegrino & Acqua Panna), a lista do World’s 50 Best Restaurants é estabelecida anualmente através da votação de mais de oitocentos profissionais internacionais da restauração. Já vai na sua 10ª edição e tem vindo a ganhar uma importância crescente, competindo em prestígio com as estrelas atribuídas pelo guia francês Michelin.
O responsável pelo restaurante do Vila Joya é o chefe austríaco Dieter Koschina, anfitrião do festival Tribute to Claudia, que todos os anos, no mês de janeiro, congrega as grandes estrelas da gastronomia mundial durante dez dias. Os convidados são os chefes portugueses com estrelas Michelin e alguns dos mais famosos chefes internacionais, e o evento já se transformou numa referência para a gastronomia na Europa.
O Vila Joya Boutique Resort ganhou ainda este ano, pela sexta vez consecutiva, o prémio de Melhor Boutique Resort do Mundo.
Na lista World’s 50 Best Restaurants é também de salientar que o Noma, em Copenhaga (Dinamarca), mantém o primeiro lugar, e o D.O.M, de São Paulo (Brasil), entrou para o Top 5.
No Top 10 encontra-se ainda, por ordem decrescente, El Celler de Can Roca (Espanha), Mugaritz (Espanha), D.O.M. (Brasil), Osteria Francescana (Itália), Per Se (EUA), Alinea (EUA), Arzak (Espanha), Dinner (Reino Unido), e Eleven (EUA).
Na cerimónia foram também distinguidos Elena Arzak como a melhor chefe do mundo (prémio Veuve Clicqot), e Thomas Keller (French Laundry, Per Se de Nova Iorque), pelo seu contributo para a gastronomia mundial.