O Comité da UNESCO, reunido em Brasília, inscreveu dois novos sítios na lista do Património Mundial da Humanidade, que passa agora a contar com 892 locais de todo o mundo. São eles o Planalto Central do Sri Lanka e o Monumento Marinho de Papahanaumokuakea, no Havai, Estados Unidos da América.
Sobre o Planalto Central do Sri Lanka, que compreende três áreas distintas – Área Protegida Peak Wilderness, Parque Nacional das Planícies Horton e Área de Conservação Florestal Knuckles -, o comité destaca a biodiversidade do local, que diz ser “abrigo de um extraordinária variedade de fauna e flora, incluindo várias espécies endémicas” como o leopardo do Sri Lanka. O Planalto Central foi inscrito como património natural e é o oitavo local a integrar a lista de Património Mundial do Sri Lanka.
No que toca ao Monumento Marinho de Papahanaumokuakea, localizado a cerca de 250 quilómetros da ilha principal do Hawai, é constituído por pequenas ilhas de baixa altitude e atóis de grande importância para as tradições dos nativos havaianos. Em duas dessas ilhas – Nihoa and Makumanamana, existem “vestígios arqueológicos relacionados com a colonização pre-europeia”, para além dos habitat subaquáticos de grande importância, com seamounts, recifes de coral e lagoas que fazem de Papahanaumokuakea uma das maiores áreas marinhas protegidas em todo o mundo. O sítio foi inscrito como património misto (natural e cultural) e tem página oficial em papahanaumokuakea.gov. Os EUA têm 21 locais classificados.
Com estas duas adições, a lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO passa a contar com 892 sítios. As reuniões do Comité prosseguem até dia 3 de Agosto.