Ávila

Ávila, Espanha
Ávila vista do topo da muralha

Ávila

Ávila é uma cidade espanhola, capital da província homónima, que se encontra inserida na Comunidade Autónoma de Castela e Leão. Localiza-se na região central do país, junto ao Rio Adaja, a 95 quilómetros de Madrid. Esta província é a mais alta de Espanha, situando-se na sua maior parte a mais de 1000 metros de altitude. Faz fronteira com as de Valladolid a norte, Toledo e Cáceres a sul, Segóvia e Madrid a este e Salamanca a oeste.

Sendo uma cidade muralhada, está fortemente marcada pela história. A muralha, com 2,5 quilómetros de extensão, possui várias portas e 88 torres redondas, dispostas de 20 em 20 metros. As portas de Alcazar e de S. Vicente localizam-se na parte mais antiga e mais monumental, voltada a oriente; e na sua face norte apresenta reminiscências mouriscas.

Ávila possui um importante património cultural e artístico. Aqui nasceu e viveu Santa Teresa de Jesus, que fundou a Ordem das Carmelitas Descalças, por isso muitos dos edifícios antigos da cidade lhe estão associados. Os monumentos mais significativos são o Convento de Santa Teresa de Jesus e o de São João da Cruz; a catedral gótica, de finais do século XIII e princípios do século XIV; a igreja romana de S. Vicente e o Mosteiro de S. Tomás.

Relativamente à gastronomia, há a destacar as famosas Yemas de Santa Teresa ou Yemas de Ávila, que são uma espécie de ovos moles. Desde 1860 o segredo das Yemas de Santa Teresa tem sido passado de pais para filhos, conservando inalterada a sua receita e o seu método de preparação. Um motivo guloso para visitar Ávila, não acha?