Vietname

Vietname
São poucos os adjetivos capazes de descrever o fascínio de uma viagem ao Vietname. País maravilhoso, oferece lugares como a mística Baía de Halong, o caos delicioso de Hanói e Ho Chi Minh (Saigão), a pitoresca Hoi An, vilas costeiras como Nha Trang ou Mui Ne, as montanhas de Dalat e Sapa, com as suas minorias étnicas, a ruralidade de Ninh Binh, a velha capital imperial Hué, o Delta do Mekong e seus mercados flutuantes. Vietname, mágico Vietname!
Pesquisar hotéis no VietnameAlugar carro no VietnameFazer seguro de viagem
Visitar Vietname: guia prático
Factos sobre o Vietname
- Capital do Vietname: Hanói
- População: 97 milhões
- Língua oficial: Vietnamita
- Fuso horário no Vietname: GMT +7
- Código telefónico internacional: +84
Melhor época para viajar para o Vietname
O Vietname é um país extenso e com orografia variada, tendo por isso, também, um clima muito diverso: vai dos cumes nevados das montanhas a norte até aos 40 graus que se fazem sentir a sul durante a época das chuvas.
O clima é ditado pelas duas monções – a de inverno, que aparece de noroeste entre outubro e março e que traz tempo fresco e enlameados à província de Nha Trang e um ambiente seco e ameno ao sul. Desde maio e até outubro, a monção de verão traz tempo quente e húmido a todo o país (exceção às zonas protegidas pelas montanhas). Com todos estes dados no tabuleiro, a melhor altura para visitar o país será provavelmente o mês de abril, maio e outubro. Para quem pretender ficar pelo sul os meses de novembro a fevereiro são uma boa aposta. Os meses de julho a novembro devem ser evitados, por serem aqueles em que ocorrem os violentos tufões que por vezes atingem as zonas norte e centro.
A época alta, com muito turismo interno, ocorre entre novembro e março. Os preços sobem na altura do natal e da passagem de ano ocidental. O ano novo vietnamita – uma das mais populares festas do país – ocorre em finais de janeiro, princípio de fevereiro.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para o Vietname ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar no Vietname
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Vietname.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar no Vietname
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Vietname. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro no Vietname
Caso necessite de alugar um carro no Vietname, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar no Vietname
Dinheiro
Moeda: Dong (VND). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Os bancos locais já criaram a sua própria rede de ATM pelo que hoje em dia é possível encontrar uma máquina de levantamento automático em praticamente todas as cidades do país. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Os cartões das redes Visa, MasterCard e JCB são aceites em todas as grandes cidades e nos principais centros turísticos; é, porém, comum serem cobradas taxas. Fora da capital, o banco onde é mais provável conseguir cash advance com cartões de crédito é o Vietcombank.
Internet e dados móveis no Vietname
A forma mais prática de ter acesso à internet no Vietname é comprar um eSIM da HolaFly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).