O roaming costuma ser muito caro, os cartões SIM locais implicam gastar dinheiro e justificam-se apenas para estadias razoavelmente longas, e o Skype só é gratuito em algumas situações – eis o cenário disponível para quem pretenda fazer chamadas telefónicas em viagem usando o seu smartphone. Até aparecer o Viber.
O Viber é uma aplicação atualmente existente para telemóveis iPhone e Android (num futuro próximo também haverá para BlackBerry), que permite efetuar chamadas telefónicas e enviar mensagens de texto a custo zero para todos os contactos que tenham a aplicação instalada, ela própria gratuita.
Ou seja, não serve para contactar toda a gente, mas é muito útil e barata para contactar amigos e familiares mais próximos que possuam um daqueles smartphones e tenham – nem que seja a nosso pedido – o Viber instalado. Quem recebe não precisa de ter acesso à internet no momento de receber a chamada. Para um viajante que se ausente para locais onde o roaming é caro, o conceito associado ao Viber é uma solução quase perfeita para manter contacto de voz com quem fica.
Na prática, tem algumas deficiências, mas vai funcionando. O maior problema que tenho sentido na utilização do Viber no estrangeiro, em viagem, em versões anteriores àquelas para iPhone 4s, tem sido a deficiente fiabilidade das chamadas efetuadas – umas vezes é difícil estabelecer comunicação, outras vezes o interlocutor não nos ouve, outras ainda a chamada “vai abaixo”. Acredito que, com o tempo, esses problemas sejam resolvidos, e daí a recomendação para instalarem.
Viber versus Skype
As grandes vantagens do Viber em relação ao mais conhecido Skype é o facto da ligação entre telemóveis poder ser efetivamente gratuita mesmo quando o nosso interlocutor não está, por assim dizer, online. Para usar o Skype sem pagar é necessário que ambos os intervenientes estejam com acesso à internet e com a aplicação ligada, com o Viber basta que quem faz a chamada tenha wi-fi.
Ora, com a proliferação de hotspots de acesso à internet em hotéis, hostels, restaurantes e até espaços públicos um pouco por todo o mundo, é cada vez mais fácil ter redes wi-fi suficientemente rápidas para fazer chamadas telefónicas recorrendo ao Viber ou ao Skype. E a divisão de utilizações é, ela própria, fácil: para números fixos ou contactos que não têm Viber, usa-se o Skype (a pagar, mas quase sempre mais barato que usar o roaming ou ligar através dos operadores locais); para amigos com Viber, é só ligar via… Viber (gratuitamente).
Web: www.viber.com
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe uma resposta