Viajar de bicicleta é a melhor forma de viajar a mais genuína, a mais barata e a mais intensa. E é acessível até a ciclistas menos experimentados. Quem o diz é Rafael Polónia, um dos membros do casal que, durante 19 meses andou a pedalar para ligar as cidades de Ovar e Macau. E agora vai demonstrá-lo, num workshop organizado pela Cenas a Pedal, em Lisboa, onde se propõe a relatar a sua experiência e a ajudar os interessados a preparar as suas próprias viagens.
O Workshop Pedalar para Viajar vai realizar-se no próximo dia 12 de maio, nas instalações da Cenas a Pedal, na Av. Álvares Cabral, em Lisboa. Tem duração de três horas e um custo de 15, e vai abordar todo o tipo de questões, mesmo aquelas que parecendo tão simples acabam por ser complexa. Como, por exemplo, a questão do Por onde começar?.
Rafael Polónia propõe-se a explorar temas como o planeamento da viagem e a selecção dos destinos, as questões financeiras, a preparação física que é exigida e o tipo de bicicleta que será nacessário ter para empreender uma viagem de cicloturismo de longa duração. E também vai abordar as questões do dia-a-dia na estrada e a forma como lidar com o previsível (os vistos, por exemplo) e o imprevisível.
As inscrições são feitas online no site da Cenas a Pedal. Para conhecer melhor a viagem protagonizada por Rafael Polónia e Tanya Ruivo pode mergullhar no site 2numundo ou reler todas as crónicas com as aventuras da viagem que eles foram contando no Alma de Viajante.