Para o ocidental recém-chegado a Tóquio pela primeira vez, a sensação é semelhante a uma avalanche. A todo o momento somos atingidos por anúncios escritos em kanji, hiragana e katakana (os três alfabetos japoneses), por luzes de néon de todas as cores e feitios, por ruídos ensurdecedores que emanam das casas de pachinko, ou por grupos de pessoas que saem das estações de comboio ou metro e aguardam pacientemente pela sua vez de atravessar a estrada.
Depois de algum tempo, o viajante começa a habituar-se e a perceber que existe afinal um método, um padrão, uma forma precisa e minuciosa de funcionamento por detrás de tudo o que acontece, e que ajuda os milhões de habitantes a viverem o dia-a-dia da enorme metrópole que é Tóquio. E, a certa altura, passamos a sentir-nos parte de uma engrenagem bem oleada, de uma máquina onde tudo foi pensado ao mais ínfimo detalhe. Não deixa de ser uma avalanche, mas é uma avalanche organizada.
Sejam bem-vindos nesta viagem fotográfica por Tóquio, capital do Japão. As fotos de Tóquio são da autoria de João Maia.
Seguro de viagem para o Japão
Os cuidados de saúde no Japão são extremamente caros, pelo que é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para diminuir o prejuízo em caso de doença ou uma eventual hospitalização.
Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 1.000.000€ (um milhão) em gastos médicos e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos do mercado, ideais para viajar no Japão.
Fazer seguro para o Japão (com 5% de desconto)
Internet e dados móveis no Japão
Ao contrário do que possa imaginar num país tão desenvolvido como o Japão, praticamente não há wi-fi disponível. Assim, a forma mais prática de ter acesso à internet é comprar um eSIM da HolaFly para o Japão (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico japonês ou alugar um pocket wifi - e tem dados móveis ilimitados.