Para o ocidental recém-chegado a Tóquio pela primeira vez, a sensação é semelhante a uma avalanche. A todo o momento somos atingidos por anúncios escritos em kanji, hiragana e katakana (os três alfabetos japoneses), por luzes de néon de todas as cores e feitios, por ruídos ensurdecedores que emanam das casas de pachinko, ou por grupos de pessoas que saem das estações de comboio ou metro e aguardam pacientemente pela sua vez de atravessar a estrada.
Depois de algum tempo, o viajante começa a habituar-se e a perceber que existe afinal um método, um padrão, uma forma precisa e minuciosa de funcionamento por detrás de tudo o que acontece, e que ajuda os milhões de habitantes a viverem o dia-a-dia da enorme metrópole que é Tóquio. E, a certa altura, passamos a sentir-nos parte de uma engrenagem bem oleada, de uma máquina onde tudo foi pensado ao mais ínfimo detalhe. Não deixa de ser uma avalanche, mas é uma avalanche organizada.
Sejam bem-vindos nesta viagem fotográfica por Tóquio, capital do Japão. As fotos de Tóquio são da autoria de João Maia.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe um comentário