A recém-construída barragem do Alqueva, no Rio Guadiana, é a maior barragem de Portugal e transfigurou por completo a paisagem do Alentejo. De Monsaraz, a Mourão, passando por Reguengos de Monsaraz, por Estrela e pela nova aldeia da Luz, este é um olhar fotográfico sobre a região do Alqueva e a nova rota turística do interior alentejano chamada “Terras do Grande Lago”. As fotos do Alqueva refletem essa mudança na paisagem alentejana.
Um cenário inimaginável há alguns anos: um monte alentejano cercado de água, avistado a partir de Estrela, numa das inúmeras ilhas formadas pela barragem do AlquevaBelíssima paisagem no grande lago formado pela barragem do Alqueva, próximo da aldeia de EstrelaAspecto da paisagem do interior alentejano, totalmente transformada com a construção da barragem do Alqueva Reformado passa o tempo nas ruelas do centro histórico de Monsaraz, após a fábrica onde trabalhava – Portucel – ter sido encerrada com a construção da barragem do AlquevaIgreja de Monsaraz avistada através das muralhas do castelo da povoaçãoCentro histórico de Monsaraz, uma das mais belas povoações do AlentejoPormenor da fachada de uma loja de artesanato em MonsarazA vida segue devagar para a população envelhecida de MonsarazUm casal de turistas percorre as muralhas do castelo de Monsaraz, numa solarenga manhã de invernoVista da zona não amuralhada de Monsaraz Praça central da povoação de Monsaraz num dia de semana com pouco movimentoUm velho habitante de Monsaraz dirige-se para a porta principal da localidade, durante um entardecer solarengoAs cores quentes do Alentejo, na estrada entre Reguengos de Monsaraz e São Pedro do CorvalUm pastor guarda o seu rebanho de ovelhas próximo de São Pedro do CorvalPaisagem rural próximo de MonsarazVista do Grande Lago a partir do topo da barragem do AlquevaExterior da praça de touros de Reguengos de MonsarazPormenor da praça de touros de Reguengos de MonsarazPasseando pelas muralhas do castelo de MourãoO turismo, incluindo passeios de barco de recreio pelo lago formado pela barragem, é agora uma importante fonte de rendimento na região do AlquevaPormenor gráfico de uma fachada no centro histórico de MonsarazIgreja da nova aldeia da Luz, povoação totalmente reconstruída de raíz devido à submersão da velha aldeia nas águas da barragemVista da zona não amuralhada de MonsarazLoja de artesanato de Monsaraz, com a torre da igreja em pano de fundoRuas de MonsarazUma velha estrada desaparece nas águas do Guadiana, na localidade de Estrela, que beneficia agora de uma localização privilegiada num promontório nas margens do Grande Lago
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:
Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. É muito melhor do que a Rental Cars e tem uma cobertura Full Coverage que cobre as franquias. Imbatível.
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.