Não é ficção – caio definitivamente na realidade -, a concretização do grande sonho está prestes a ter o seu início. Breves linhas em jeito de prefácio daquilo que espero venha a constituir um capítulo com algumas das mais belas páginas de uma vida: a minha primeira volta ao mundo.
Daqui a pouco mais de duas semanas estarei prestes a efetuar o check-in na maior odisseia com que poderia algum dia sonhar. Sou, hoje, a pouco tempo da partida para esta volta ao mundo, um homem imensamente feliz e um pouco inquieto.
Feliz por estar prestes a concretizar o sonho de uma vida: viajar em redor do globo durante alguns meses, descobrir um pouco deste mundo que habito, conhecer gentes, lugares e culturas diferentes, aprender vivendo e enriquecer interiormente. Razões mais do que suficientes para estar imensamente feliz.
Mas um pouco inquieto por tudo o que deixo em Portugal – a começar pela companheira de uma vida – e porque, apesar de me ter preparado metodicamente, lido dezenas de experiências de outros viajantes, devorado conselhos e informações sobre lugares longínquos sei hoje que nada me poderia alguma vez efetivamente preparar para o desconhecido, o imprevisto, o inesperado.
Antevi cenários, refleti sobre problemas e dificuldades mas, do conforto desta cadeira em que escrevo, como poderia ser possível antecipar o que quer que me esteja reservado “na estrada”?
Nada disto parece real. Em breve, começarei a viver quiçá a mais intensa experiência da minha existência. Sinto-me de certa forma afortunado. As expectativas são imensas, o tempo urge.
Interrogo-me que pessoa serei eu daqui a 16 meses…
Esta é a capa do livro «Alma de Viajante», que contém as crónicas de uma viagem com 14 meses de duração - a maioria das quais publicada no suplemento Fugas do jornal Público. É uma obra de 208 páginas em papel couché, que conta com um design gráfico elegante e atrativo, e uma seleção de belíssimas fotografias tiradas durante a volta ao mundo. O livro está esgotado nas livrarias, mas eu ofereço-o em formato ebook, gratuitamente, a todos os subscritores da newsletter.