Diamantina

Diamantina

Diamantina é uma das cidades históricas mais conhecidas e visitadas do Brasil – integra o triângulo imperdível em Minas Gerais, a par de Tiradentes e Ouro Preto. Com um centro histórico classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, impressiona em Diamantina a elevada preservação de edifícios do século XVIII.

A cidade é constituída por sobrados e casarões, bem ao estilo colonial, e por belas igrejas ali deixadas pelos portugueses. Foi também a coroa portuguesa a primeira responsável pela exploração das jazidas mineiras que deram nome à região. No caso de Diamantina, tratava-se de diamantes e pedras preciosas.

Mas há mais. Diamantina é também uma cidade marcada por grande animação cultural, podendo destacar-se a realização de vesperatas. Duas vezes por mês, os músicos da cidade apresentam-se nas varandas dos casarões coloniais e dão um concerto a moradores e turistas. No repertório há de tudo: sonatas, boleros, sambas, marchas e até MPB.

Para além dos edifícios em estilo colonial, merecem destaque as belezas naturais existentes nas redondezas, com destaque para a Gruta do Salitre e outros atrativos naturais como as belíssimas cachoeiras da Toca, dos Cristais e da Sentinela. Como vê, não faltam motivos para visitar Diamantina. Venha daí.