Dubrovnik

Visitar Dubrovnik
Vista da cidade velha de Dubrovnik, Croácia

Dubrovnik

Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia, localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo homónimo. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático e um grande porto marítimo. Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a História, Dubrovnik é conhecida como “a pérola do Adriático” ou “a Atenas eslava”.

Desde 1979 que o recinto amuralhado do perímetro urbano está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, fazem de Dubrovnik um destino turístico único. A parte antiga desta urbe é dividida ao meio pela Placa ou Stradun – o passeio público – com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos.

No topo da colina de Srđ, onde se pode chegar de carro ou de teleférico, encontra-se o Museu da Guerra da Independência Croata de onde também se pode desfrutar de uma magnífica vista sobre a cidade. Os horrores da guerra estão bem presentes neste museu de tirar o fôlego, na forma de histórias e fotografias impressionantes, além de algumas peças de armamento utilizadas durante o conflito que durou de 1991 a 1995. Embora a maioria da cidade tenha sido reconstruída, ainda existem áreas, aos pés da muralha, onde se podem ver lotes vazios e casas demolidas pelos ataques sofridos. Nem que seja só para conhecer o seu lado renascentista, visitar Dubrovnik é bastante aliciante.