É um dos países mais remotos da Europa, pelo menos no que às hordas de turistas diz respeito. Encravado entre a Roménia e a Ucrânia, a Moldávia é a escolha acertada para quem procura lugares desprovidos do turismo massificado. Tem uma forte tradição vínica embora, em termos turísticos, as estruturas sejam algo incipientes. A maior atração turística da Moldávia são porventura as minas de Cricova, cujo complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 km de armazéns de vinho. Continua a ser o país mais pobre da Europa, onde é possível encontrar paisagens autênticas, hospitalidade genuína e uma capital, Chisinau, muito animada. É também perfeita para os curiosos e/ou saudosistas da União Soviética, já que, na Moldávia, o tempo parece ter congelado e ainda se encontram bustos de Lenine nas avenidas.
O clima da Moldávia é continental moderado pelas modificações que lhe sopra o Mar Negro. Os verões são quentes e longos, com temperaturas médias entre 20° e 25° C, que podem chegar a 40° durante as ondas de calor. Os invernos são moderadamente frios e secos, com temperaturas diurnas entre janeiro a descer aos quatro graus negativos, em média, podendo descer algumas vezes abaixo dos dez negativos. A maior precipitação na Moldávia ocorre no início do verão e novamente em outubro – os aguaceiros fortes e trovoadas graves são comuns, principalmente perto da costa do mar Negro. Por causa do terreno irregular da Moldávia, as chuvadas de verão costumam causar erosão, enchentes e assoreamento do rio.
Veja como comprar voos baratos para a Moldávia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Alugar carro na Moldávia
Caso necessite de alugar um carro na Moldávia, use este link. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para a mim, é a melhor do mercado. Tem um seguro Full Coverage bom e barato.
O que visitar na Moldávia
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Moldávia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
ATM: Depois de muitos relatos de pouca fiabilidade junto das caixas automáticas moldavas e ocorrência de burlas, começou a ser aconselhável usar o cartão apenas nas máquinas existentes no interior dos bancos. Há, no entanto, relatos mais recentes a alegar que a fiabilidade melhorou, sobretudo na capital. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Trata-se de uma economia que privilegia o cash em detrimento do cartão, e é muito mais fácil cambiar dinheiro (dólares ou euros) do que fazer levantamentos a crédito. Os cartões de crédito são aceites em raríssimos hotéis.
Património Mundial
Decidir o que visitar na Moldávia nem sempre é tarefa fácil. Recomendo, por isso, que pesquise também sobre a existência de locais UNESCO e, se possível, inclua alguns no roteiro da viagem.
Não é por falta de património histórico, cultural e natural que a República da Moldávia tem um número reduzido de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Por enquanto, é apenas um. Atualizarei esta informação logo que haja outros lugares de grande relevo protegidos pela UNESCO na Moldávia.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património ... Ler artigo →