Destino: Américas » América do Sul » Patagónia

Patagónia

Parque Nacional Torres del Paine, Chile
Parque Nacional Torres del Paine, Chile

Patagónia

Patagónia é um nome que faz sonhar com vastidões distantes, mas ao viajar descobre-se uma região muito diversa: a parte mais extensa, entre os Andes e a costa atlântica, é isolada e selvagem, caracterizada por uma extensa estepe ventosa e pouco povoada, com uma fauna e flora próprias, onde é possível encontrar bosques petrificados de araucárias e vestígios de dinossauros; outra parte do território engloba locais e cidades turísticas e modernas, como é o caso da Região dos Lagos, com os seus hotéis de luxo e estâncias de esqui.

A Patagónia abrange o sul da Argentina (Patagónia Argentina) e do Chile (Patagónia Chilena), integrando a cordilheira dos Andes até ao extremo meridional da América do Sul, no arquipélago da Terra do Fogo, entre o Oceano Pacífico e o Atlântico. A argentina abrange as províncias de Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz, e La Pampa, bem como a Terra do Fogo. Pensa-se que o nome deriva de patagones, nome dado por Fernão de Magalhães aos indígenas locais, os tehuelche, que seriam mais altos que os espanhóis da época.

Visitar Patagónia: guia prático

Se está a pensar viajar para a Patagónia, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.

HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Pesquise em Booking.com, a melhor central de reservas que conheço.

O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre a Patagónia, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar.

ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro na Patagónia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na Patagónia

DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.

SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Patagónia.

INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet na Patagónia é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Roteiros e dicas para visitar a Patagónia

Parque Nacional Torres del Paine

Viagens ao Parque Nacional Torres del Paine, Patagónia, Chile. No fim dos Andes fica um paraíso de montanhas, lagos e glaciares, povoado de criaturas extraordinárias. A última fronteira, para quem procura a natureza no seu estado mais puro. Parque Nacional Torres del Paine, Patagónia, sul do Chile.
Ver artigo