Portimão

Portimão

Portimão é uma cidade portuguesa do distrito de Faro, na região do Algarve. O município está limitado a norte pelo de Monchique, a leste pelos de Silves e Lagoa, e a oeste pelo de Lagos; a sul, tem um setor litoral ao longo do oceano Atlântico. O centro da cidade está situado a cerca de 2 km do mar.

Portimão possui uma longa tradição piscatória que se desenvolveu especialmente durante os séculos XIX e XX, com o advento da indústria conserveira e do turismo. É desta época grande parte dos edifícios que podemos ver percorrendo as ruas e praças do seu centro histórico, bem como a estrutura que alberga o Museu de Portimão, excelente recuperação de uma antiga fábrica de conservas. Também não devemos deixar de conhecer a Capela de São José de Alcalar de estilo simples e a imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição edificada no século XV no alto de uma colina, destacando-se no perfil da cidade; foi muito destruída pelo terramoto de 1755 mas mantém o seu belo portal gótico original. Para uma pausa nos passeios, o melhor será descansar à sombra das árvores do Jardim Manuel Bívar a ver passar os barcos de pesca e de recreio. Ou no passeio marítimo junto à Marina, um dos pontos mais animados da cidade tanto de dia como de noite.

A cerca de três quilómetros do centro, a Praia da Rocha é, talvez, a mais conhecida das praias algarvias, sendo a imagem do seu enorme areal um cartaz turístico largamente difundido internacionalmente. Concorrida estância balnear desde o início do século XX, possui um casino e oferece um sem-número de atividades de lazer. A Fortaleza da Praia da Rocha é hoje um excelente miradouro sobre a cidade, o rio e o mar, que adquire um encanto especial ao fim da tarde com a luz do pôr do sol. Daqui podemos avistar também algumas das praias que se lhe sucedem para oeste, a começar na praia dos Três Castelos. Umas mais pequenas, outras maiores, mas sempre enquadradas por rochedos recortados que embelezam a paisagem, seguem-se as praias do Vau, do Barranco das Canas, João d’Arens, Prainha e Três Irmãos. Esta sequência termina no longo areal da praia do Alvor e na sua ria, zona lagunar importante para observação de aves aquáticas.

Hoje em dia, o principal motor económico de Portimão é o turismo. Uma marina vibrante, praias deslumbrantes, uma comunidade cosmopolita e uma história riquíssima fazem deste um dos destinos ideais para passar umas férias inesquecíveis.