Sarajevo
Sarajevo
Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, é uma cidade compacta situada nas margens do Rio Miljacka e cercada pelos Alpes Dináricos. Na sua história mais recente, ficou mundialmente famosa durante a Guerra da Bósnia pelas piores razões. O cerco de Sarajevo foi o mais longo cerco da história da guerra moderna, tendo durado de 1992 a 1996. E se recuarmos uns anos, já a cidade tinha ficado famosa por outro episódio negro: foi próximo da Ponte Latina, ao lado da qual se encontra atualmente o “Sarajevo 1878-1918 Museum”, o local onde, a 28 de junho de 1914, um nacionalista sérvio assassinou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, precipitando assim o início da Primeira Guerra Mundial.
Mas deixando de lado a parte negra da História, poucas cidades podem oferecer uma variedade de atrativos tão interessantes numa área tão pequena quanto Sarajevo. Os acontecimentos históricos, as belezas naturais e a experiência única de um lugar onde “o Leste encontra o Oeste” são tudo razões que atraem e continuam a levar tantos visitantes a Sarajevo. Nesta urbe multicultural, num círculo de apenas 100 metros, pode encontrar-se uma mesquita (Gazi Husrev-beg), uma igreja ortodoxa (Old Orthodox Church), uma catedral católica (Sacred Heart Cathedral) e uma sinagoga judaica (Stari Hram); e caminhando pela rua pode ver-se a coexistência harmoniosa entre a arquitetura otomana – como é maior exemplo a Kazandžiluk – e a austro-húngara, num verdadeiro encontro de culturas.
No coração da cidade velha, é imperdível uma visita à praça Bascarsija, centro histórico e cultural da cidade e atualmente uma das suas principais atrações turísticas. Além disso, apresentações, concertos e exposições acontecem por toda a cidade, em teatros, galerias de arte e cinemas. Sarajevo tornou-se um centro cultural importante como o provam o Festival de Cinema – um dos maiores festivais culturais da Bósnia-Herzegovina -, o Festival de Inverno – ponto de encontro de artistas de todo o mundo -, o Festival de Jazz e o Baščaršija Nights – um evento anual, em julho, que é o maior festival de verão da cidade. Precisa de mais razões para visitar Sarajevo?