Destino: Europa » Macedónia do Norte » Skopje

Os incríveis frescos do Mosteiro São Pantaleão, em Skopje

Por Filipe Morato Gomes
Teto do Mosteiro São Pantaleão, Skopje
Teto do Mosteiro São Pantaleão, arredores de Skopje

Tinha acabado de chegar de uma curta viagem a Tetovo com o objetivo de conhecer a original mesquita pintada Sarena Dzamija. Estava no terminal de autocarros interurbanos e, antes de regressar ao Get Inn Skope Hostel – minha casa durante três dias -, perguntei no guichet de informações como chegar ao Mosteiro de São Pantaleão. A senhora indicou-me o terminal de autocarros adjacente e eu segui o meu caminho.

Indaguei pelo autocarro correto para me levar a Nerezi, aldeola onde o mosteiro se localiza, lá no alto da montanha visível a partir de qualquer ponto de Skopje. Aguardei. Daí a nada, chegou o autocarro urbano número 28. Segui viagem.

Sabia que o Mosteiro de São Pantaleão nem sempre estava aberto e, pior, tal como a maioria dos mosteiros ortodoxos, que não se pode fotografar no interior. Não sabia, por isso, com o que contar; mas se não arriscasse nunca ficaria a saber.

Mosteiro São Pantaleão
Casamento no interior do Mosteiro São Pantaleão

Lá chegado, dirigi-me para a entrada do complexo onde o mosteiro se encontra e comecei a ouvir cânticos. Pareciam vir de dentro do mosteiro. Aproximei-me e a sensação confirmou-se: as vozes, masculinas, vinham mesmo de dentro de Mosteiro de São Pantaleão. À porta, meia dúzia de homens conversavam. Havia duas mulheres vestidas como que para um casamento. Casamento? Sim, era isso mesmo que estava a acontecer dentro do mosteiro.

Cheguei-me à porta e fiquei a observar. As pessoas cumprimentavam os noivos; outras deixavam dinheiro num recipiente colocado no centro do mosteiro. O casamento parecia estar mesmo a terminar. Fiquei sossegado, observando, até que uma mulher falou comigo como se eu pertencesse à festa, apesar das calças e botas de trekking me colocarem numa posição dificilmente confundível.

Pouco depois, quando toda a gente saiu do mosteiro, com os sacerdotes ortodoxos novamente a cantar, entrei no coração do mosteiro. E, por momentos, tive São Pantaleão só para mim.

Frescos São Pantaleão
Pormenor dos frescos no interior do mosteiro

Os frescos são incríveis. Não sou entendido no assunto mas, ao que consta, são “belos exemplos da arte da era Comneniana Bizantina, com cenas da Paixão de Cristo e várias ilustrações hagiográficas”. Quedei-me a observar, boquiaberto. Estava ainda lá dentro quando os clérigos regressaram, ignorando-me completamente. Pela naturalidade com que o fizeram, julgo que me tomaram por mais um fotógrafo do evento.

Saí pouco depois para não abusar, tranquilamente, atordoado com a sorte que havia tido. Minutos depois, as portas de São Pantaleão fecharam-se atrás de mim, os sacerdotes entraram num carro e arrancaram estrada abaixo na direção de Skopje.

Fotos do Mosteiro São Pantaleão

Vista exterior do mosteiro, Sjopke
Vista exterior do mosteiro, arredores de Sjopke
São Pantaleão, Skopje, Macedónia
Antecâmara de acesso ao interior do mosteiro
Cúpula de São Pantaleão, Skopje
Pormenor da cúpula de São Pantaleão, Skopje

Veja o roteiro de 7 dias na Macedónia.

Guia prático

Como chegar ao Mosteiro de São Pantaleão

O táxi é a opção mais conveniente, mas o 28 sai do terminal de autocarros urbanos (mesmo ao lado da estação central de camionagem de Skopje) umas oito vezes por dia. Confirme os horários no seu hotel, para não esperar demasiado tempo pelo transporte. No regresso, optei por pedir boleia para não esperar quase hora e meia pelo regresso ao centro de Skopje.

Onde ficar

Eu fiquei num quarto privado do Get Inn Skopje Hostel e adorei. O pessoal é incrível, a localização é ótima e as instalações são bonitas e bem cuidadas; absolutamente recomendável. Se preferir outro tipo de alojamento, saiba quais são os melhores hotéis de Skopje ou procure no link abaixo.

Pesquisar hotéis em Skopje

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

2 comentários em “Os incríveis frescos do Mosteiro São Pantaleão, em Skopje”

  1. São daqueles acasos que de quando a quando acontecem. Mas para acontecerem é preciso a gente mexer-se e ser audaz. Depois é tudo uma questão de sorte, de estar no sítio certo à hora certa e as coisas sucedem naturalmente. Sabe sempre bem.

    Não conheço a Macedónia mas certamente irei visitar um dia. Fica a nota do mosteiro, que parece de facto uma pequena jóia. Obrigado!

    Responder
  2. Estive em Skopje há duas semanas e agradeço ao Filipe todas as indicações / dicas / experiências que aqui partilha e que tanto inspiraram a minha viagem. Só queria acrescentar que o Mosteiro de São Pantaleão está aberto ao público. O bilhete custa 120 MKD (cerca de 2 euros). E confirmo que se justifica completamente uma visita lá acima!

    Responder

Deixe um comentário