Património Mundial da UNESCO em Cuba

Por Filipe Morato Gomes
Património Mundial em Cuba: Trinidad
Centro histórico de Trinidad, um dos locais classificados como Património Mundial em Cuba

Cuba tem património suficiente para possuir um grande número de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Não é, por enquanto, o caso; mas a verdade é que os lugares por enquanto protegidos não defraudam as expectativas.

O património histórico e cultural de Cuba tem a sua pérola maior no conjunto arquitetónico de Havana, mas inclui também locais como o Castelo de San Pedro de la Roca, em Santiago de Cuba, ou os centros históricos de Cienfuegos e Camagüey. Isto para não falar da cidade de Trinidad e do incrível Vale de Viñales. Quanto ao património natural, destaque para o Parque Nacional Alejandro de Humboldt. Tudo somado, é seguro afirmar que não faltam lugares muito interessantes entre os protegidos pela UNESCO em Cuba.

Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial em Cuba:

  1. Cidade Antiga de Havana e suas Fortificações (1982)
  2. Trinidad e Vale de los Ingenios (1988)
  3. Castelo de San Pedro de la Roca, Santiago de Cuba (1997)
  4. Parque Nacional Desembarco del Granma (1999)
  5. Vale de Viñales (1999)
  6. Paisagem Arqueológica das Primeiras Plantações de Café do Sudeste de Cuba (2000)
  7. Parque Nacional Alejandro de Humboldt (2001)
  8. Centro Histórico Urbano de Cienfuegos (2005)
  9. Centro Histórico de Camagüey (2008)

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.