Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Rússia

Vida em movimento no transiberiano (VM #03)

Por Filipe Morato Gomes | Volta ao Mundo Europa Rússia Comboios
Atualizado em 2.05.2017 | Tempo de leitura: 3 minutos

Transiberiano

Três dias e meio a bordo de um comboio russo percorrendo a mítica linha transiberiana, numa experiência única mas por vezes difícil numa altura tão prematura desta viagem solitária. Viagem da capital Moscovo até Irkutsk, na Rússia.

Já na posse do bilhete de comboio e beneficiando da experiência e amabilidade de Irina – amiga de origem siberiana a viver em Moscovo -, decidi abastecer-me de víveres num mercado de rua para uns pacientes três dias e meio a bordo de um comboio em marcha contínua em direcção a leste. Não é tarefa fácil comunicar sem qualquer palavra comum excepto as básicas apreendidas apressadamente, pese embora cada gesto, cada apontar de dedo, cada aceno de cabeça se revele por vezes suficiente para um feliz entendimento. Acompanhado, porém, tudo se afigura extremamente simples pelo que eis-me enfim preparado para a grande jornada transiberiana munido de fruta, água, leite, iogurtes, pão, bolachas, sopas e massas instantâneas e ainda talheres e toalhetes para higiene pessoal.

Paragem numa estação de caminho-de-ferro, no transiberiano entre Moscovo e Irkutsk
Paragem numa estação de caminhos-de-ferro, algures entre Moscovo e Irkutsk

Moscovo apresenta-se escura quando o comboio arranca, à hora exacta, sem aviso nem alarme. Por feliz ou infeliz casualidade, acabo por verificar que viajo num compartimento de apenas dois lugares e sem qualquer companheiro na cama superior o que, aumentando consideravelmente a privacidade, diminui quase proporcionalmente a oportunidade de construir amizades com outros viajantes durante o longo trajecto. Há, obviamente, os corredores, os locais de fumo nas extremidades das carruagens e o vagão-restaurante, efémeros pontos de encontro entre pessoas que se cruzam cumprimentando-se em línguas diferentes, pessoas que acabam por se habituar à presença alheia – como vizinhos que se toleram sem serem amigos – e pessoas que de facto têm vontade de interagir, de falar, de se conhecer.

Sobra, pois, tempo demais para outras meditações o que, no meu caso, em que me vou ainda habituando a esta nova situação de solitário nómada global, acaba por me fazer reflectir, olhando este espaço vazio que me envolve, que esta solidão temporária talvez não tenha sido o tónico desejável para um começo forte numa tão longa viagem como a que há pouco iniciei. Pensamentos de curta duração, evidentemente, pois não demorarei até comprovar que a espontaneidade das decisões e felizes coincidências acabam invariavelmente por juntar viajantes solitários que comungam do desejo de descobrir e da vontade de partilhar essas descobertas.

Interior de comboio transiberiano
Compartimento de um comboio no percurso transiberiano, classe kupé

No comboio, de dia, aproveito para olhar através dos sujos vidros, que não se abrem jamais, verificando que lá fora a paisagem segue monótona e repetitiva embora, estando-se alerta por períodos longos de tempo, surja um ou outro retoque de considerável beleza nesta pintura desbotada pelas marcas inevitáveis da passagem do tempo na vida das janelas.

As maiores emoções concentram-se, pois, nos momentos de paragem nas estações, variáveis entre dois e vinte minutos, onde é possível adquirir comida caseira saborosa e barata – como uns pequenos pastéis de couve, de batata ou de arroz e ovo – ou ainda legumes frescos, bebidas ou iogurtes, tudo vendido quase invariavelmente por senhoras de respeitável idade mas grande vigor. Aqui sim, há vida, burburinho, azáfama, pessoas tentando fazer negócio com clientes de passagem, passageiros tentando abastecer-se de víveres de subsistência para mais umas horas a bordo, momentos de agitação.

Mas o curioso é que o tempo acaba por passar surpreendentemente depressa pelo que a chegada a Irkutsk, embora bem-vinda, não constitui qualquer espécie de alívio. Estou bem. E o Lago Baikal aqui tão perto…

Esta é a capa do livro «Alma de Viajante», que contém as crónicas de uma viagem com 14 meses de duração - a maioria das quais publicada no suplemento Fugas do jornal Público. É uma obra de 208 páginas em papel couché, que conta com um design gráfico elegante e atrativo, e uma seleção de belíssimas fotografias tiradas durante a volta ao mundo. O livro está esgotado nas livrarias, mas eu ofereço-o em formato ebook, gratuitamente, a todos os subscritores da newsletter.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Saiba mais sobre: Volta ao Mundo Europa Rússia Comboios

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Moscovo e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Deambulações pela cidade de Moscovo (VM #02)
Lago Baikal, Tesouro Siberiano (VM #04) »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Moscovo

Reserve um hotel em Moscovo ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens