Bielorrússia
Bielorrússia
Traduzido à letra, o nome do país quer dizer “Rússia Branca” e, apesar de politicamente a Bielorrússia já não estar dependente da vizinha Rússia, a verdade é que, economicamente, ainda o é. Três das cidades mais atraentes da Bielorrússia são Minsk, Brest e Vitsebsk, e todas começam a receber uma razoável quantidade de visitantes. Mesmo assim, os turistas ainda não são em número que justifique aconselhar datas para fugir às multidões. Os Parques Nacionais Belavezhskaya e Pripyatsky são também importantes argumentos para visitar a Bielorrússia.
Pesquisar hotéis na BielorrússiaAlugar carro na BielorrússiaFazer seguro de viagem
Visitar Bielorrússia: guia prático
Factos sobre a Bielorrússia
- Capital da Bielorrússia: Minsk
- População: 9 milhões
- Língua oficial: Bielorrusso e Russo
- Fuso horário: GMT +2
- Código telefónico internacional: +375
Fronteiras terrestres: Letónia, Lituânia, Polónia, Rússia, Ucrânia
Melhor época para viajar para a Bielorrússia
Com um clima marcadamente continental, a Bielorrússia tem invernos agressivos e verões quentes: as temperaturas médias em janeiro oscilam entre os 4 e os 8 graus negativos e, no verão, apesar das temperaturas poderem chegar aos 30 graus, a verdade é que as médias não ultrapassam muito os 18 graus. Se não se importar muito com o frio, os invernos com muita neve trazem as paisagens mais bonitas à Bielorrússia, sobretudo para quem tem a sorte de a visitar em dias ensolarados.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Bielorrússia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Bielorrússia
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Bielorrússia.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Bielorrússia
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Bielorrússia.
- (sem destinos até ao momento)
Alugar carro na Bielorrússia
Caso necessite de alugar um carro na Bielorrússia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Bielorrússia
Dinheiro
Moeda: Rublo bielorrusso (BYR). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Existem muitos em Minsk, mas em cidades de menor dimensão pode ser mais difícil levantar dinheiro. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Os cartões das redes Visa e Mastercard são amplamente usados em restaurantes, lojas, hotéis e agências de viagem, sobretudo nas principais cidades da Bielorrússia.
Internet e dados móveis na Bielorrússia
A forma mais prática de ter acesso à internet na Bielorrússia é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).