Polónia

Polónia
Localizada entre a Europa Central e de Leste, a Polónia oferece uma bela mistura das culturas e valores de ambos os lados. Entre as atrações turísticas do país encontram-se os centros históricos art nouveau de Poznan, Wroclaw e Cracóvia, a cosmopolita capital Varsóvia, a cidade portuária de Gdansk, a arquitetura de Porun, o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, os montes Tatra e a região dos Grandes Lagos Masurian, entre outros. Tudo bons motivos para viagens à Polónia.
Pesquisar hotéis na PolóniaAlugar carro na PolóniaFazer seguro de viagem
Visitar Polónia: guia prático
Factos sobre a Polónia
- Capital da Polónia: Varsóvia
- População: 37 milhões
- Língua oficial: Polaco
- Fuso horário na Polónia: GMT +1
- Código telefónico internacional: +48
Fronteiras terrestres: Alemanha, Bielorrússia, Eslováquia, Lituânia, República Checa, Rússia e Ucrânia.
Melhor época para viajar para a Polónia
O clima polaco é bem mais ameno e agradável durante o período que vai de maio a outubro. O período de pico coincide com as férias locais, em julho e agosto, e naturalmente todas as atrações e regiões turísticas ficam bem mais lotadas. É o caso das praias do Báltico, das montanhas Cárpatos e Tatra ou dos Grandes Lagos Masurian. As cidades de Cracóvia e Varsóvia também andam, por esta altura, lotadas; os alojamentos são mais difíceis de encontrar e também mais caros. Isto mesmo depois de, numa decisão feliz, muitas escolas e universidades, e com as férias dos estudantes, abrirem as portas das suas residências como se fossem pousadas da juventude. Aumento a oferta de alojamento económico mas, mesmo assim, ficam ainda aquém da procura. Para evitar as multidões, a melhor altura será viajar no final da primavera / princípio do verão (meados de maio e junho) ou na chegada do outono (setembro e outubro). São períodos com temperaturas amenas, apropriados para atividades ao ar livre.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Polónia ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Polónia
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Polónia.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Polónia
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Polónia. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
Alugar carro na Polónia
Caso necessite de alugar um carro na Polónia, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Polónia
Dinheiro
Moeda: Zloti (PLN). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: A maior parte das cidades polacas têm um par de Bankomaty e a maioria aceita cartões Visa, MasterCard, Cirrus e Maestro. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: São aceites para pagar bens e serviços sobretudo nos estabelecimentos que exigem maiores poderes de compra e nas principais cidades polacas. Os cartões mais populares são os das redes Visa, MasterCard, Amex, Diners Club, Eurocard e Access. Para fazer cash advance, o melhor usar um cartão da rede Visa, já que é a mais utilizado pelos bancos polacos.
Internet e dados móveis na Polónia
A forma mais prática de ter acesso à internet na Polónia é comprar um eSIM da HolaFly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).