Edimburgo

Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia e fica situada na margem sul do estuário do Rio Forth. É também uma cidade do Reino Unido com poderes próprios, onde se encontra a sede do governo escocês, do parlamento escocês e dos tribunais supremos da Escócia. Sendo a segunda cidade mais populosa do país, depois de Glasgow, e a sétima mais populosa do Reino Unido, Edimburgo é também a segunda urbe mais visitada de toda Grã-Bretanha, apenas ultrapassada por Londres. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu a sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural.

O perímetro urbano é visualmente dominado pelo Castelo de Edimburgo – edificado sobre uma rocha de origem vulcânica – que alberga as joias da coroa escocesa. Unindo o castelo ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyroodhouse – residência da rainha escocesa -, a muito movimentada Royal Mile é uma rua íngreme com pubs tradicionais, restaurantes informais, lojas de souvenirs e pequenos museus. Outros locais históricos da capital escocesa incluem as igrejas de St. Giles, Greyfriars e Canongate, a extensa Cidade Nova, construída nos séculos XVIII e XIX, e a Universidade de Edimburgo, uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, fundada em 1583. A Cidade Velha e a Cidade Nova, juntas, estão consideradas como Património Mundial da UNESCO desde 1995.

Edimburgo é o lar de instituições nacionais, como o Museu Nacional da Escócia, a Biblioteca Nacional da Escócia e a Galeria Nacional da Escócia, mas também é famosa pelos seus festivais anuais: o Festival Internacional de Edimburgo – uma série de festivais simultâneos de arte e cultura que acontece nas três últimas semanas de agosto – e o Fringe – considerado o maior festival internacional de artes do mundo, que decorre durante praticamente todo o mês de agosto. Excelentes motivos para visitar a capital da Escócia, não acha?