Edimburgo
Edimburgo
Edimburgo é a capital da Escócia e fica situada na margem sul do estuário do Rio Forth. É também uma cidade do Reino Unido com poderes próprios, onde se encontra a sede do governo escocês, do parlamento escocês e dos tribunais supremos da Escócia. Sendo a segunda cidade mais populosa do país, depois de Glasgow, e a sétima mais populosa do Reino Unido, Edimburgo é também a segunda urbe mais visitada de toda Grã-Bretanha, apenas ultrapassada por Londres. Após a unificação do parlamento da Escócia com o da Inglaterra, Edimburgo perdeu a sua importância política mas permaneceu um importante centro económico e cultural.
O perímetro urbano é visualmente dominado pelo Castelo de Edimburgo – edificado sobre uma rocha de origem vulcânica – que alberga as joias da coroa escocesa. Unindo o castelo ao Parlamento Escocês e ao Palácio de Holyroodhouse – residência da rainha escocesa -, a muito movimentada Royal Mile é uma rua íngreme com pubs tradicionais, restaurantes informais, lojas de souvenirs e pequenos museus. Outros locais históricos da capital escocesa incluem as igrejas de St. Giles, Greyfriars e Canongate, a extensa Cidade Nova, construída nos séculos XVIII e XIX, e a Universidade de Edimburgo, uma das mais prestigiadas universidades da Europa e do mundo, fundada em 1583. A Cidade Velha e a Cidade Nova, juntas, estão consideradas como Património Mundial da UNESCO desde 1995.
Edimburgo é o lar de instituições nacionais, como o Museu Nacional da Escócia, a Biblioteca Nacional da Escócia e a Galeria Nacional da Escócia, mas também é famosa pelos seus festivais anuais: o Festival Internacional de Edimburgo – uma série de festivais simultâneos de arte e cultura que acontece nas três últimas semanas de agosto – e o Fringe – considerado o maior festival internacional de artes do mundo, que decorre durante praticamente todo o mês de agosto. Excelentes motivos para visitar a capital da Escócia, não acha?
Visitar Edimburgo: guia prático
Se está a pensar viajar para Edimburgo, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
VOOS | Comece por pesquisar voos para Edimburgo. Caso lhe seja útil, veja um texto sobre como comprar voos baratos, aplicável a qualquer destino.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Edimburgo a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Edimburgo, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Entre eles, comece por ver o post sobre o que fazer em Edimburgo, um roteiro muito especial escrito com base na experiência no terreno.Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Edimburgo por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Edimburgo, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Edimburgo
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Edimburgo.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Edimburgo é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).