Faro
Faro
Faro é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, da região do Algarve. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem a costa do Oceano Atlântico. Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a terceira maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa e ao Porto).
No séc. XVI, Faro tornou-se um importante polo comercial no Algarve, mantendo essa função durante os séculos seguintes. Grande parte dos monumentos religiosos do perímetro urbano datam dessa época, refletindo-se a riqueza económica na Igreja da Misericórdia e nos conventos de São Francisco, de Nossa Senhora da Assunção (adaptado a Museu Arqueológico Infante D. Henrique), de Santiago Maior e de Santo António dos Capuchos. Para além dos vestígios arqueológicos deste período, a Porta Árabe (integrada no Arco da Vila) relembra-nos uma das entradas no núcleo amuralhado, designado por Vila-Adentro.
O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de quase 60 quilómetros, desde o Rio Ancão até à praia da Manta Rota. Faro possui uma relação privilegiada com a Ria Formosa pois é ponto de partida para a prática de atividades náuticas marítimo-turísticas. Atividades de Turismo de Natureza, como é o caso do birdwatching, contam com milhares de aficionados na Europa e encontram na Ria Formosa, sobretudo no canal de Faro – o principal e mais profundo – uma quantidade de espécies que vai aumentando com a aproximação dos sapais.