Faro
Faro
Faro é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, da região do Algarve. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem a costa do Oceano Atlântico. Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a terceira maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa e ao Porto).
No séc. XVI, Faro tornou-se um importante polo comercial no Algarve, mantendo essa função durante os séculos seguintes. Grande parte dos monumentos religiosos do perímetro urbano datam dessa época, refletindo-se a riqueza económica na Igreja da Misericórdia e nos conventos de São Francisco, de Nossa Senhora da Assunção (adaptado a Museu Arqueológico Infante D. Henrique), de Santiago Maior e de Santo António dos Capuchos. Para além dos vestígios arqueológicos deste período, a Porta Árabe (integrada no Arco da Vila) relembra-nos uma das entradas no núcleo amuralhado, designado por Vila-Adentro.
O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de quase 60 quilómetros, desde o Rio Ancão até à praia da Manta Rota. Faro possui uma relação privilegiada com a Ria Formosa pois é ponto de partida para a prática de atividades náuticas marítimo-turísticas. Atividades de Turismo de Natureza, como é o caso do birdwatching, contam com milhares de aficionados na Europa e encontram na Ria Formosa, sobretudo no canal de Faro – o principal e mais profundo – uma quantidade de espécies que vai aumentando com a aproximação dos sapais.
Visitar Faro: guia prático
Se está a pensar viajar para Faro, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
VOOS | Comece por pesquisar voos para Faro. Caso lhe seja útil, veja um texto sobre como comprar voos baratos, aplicável a qualquer destino.
TRANSFERS | À chegada ao aeroporto, e como nem sempre os transportes públicos são a opção mais adequada para ir até ao hotel (se viajar em família ou aterrar muito tarde, por exemplo), deixo aqui a sugestão de um serviço de confiança onde pode reservar um transfer em Faro.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Leia o texto sobre onde ficar em Faro, onde explico com detalhe as minhas escolhas e falo das melhores regiões para dormir, incluindo as vantagens e as desvantagens das diferentes localizações. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Faro a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Faro, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Faro por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Faro, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Faro
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Faro.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Faro é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).