Não tendo cartões-de-visita como as Cataratas Vitória ou o Kilimanjaro, a verdade é que o Gana tem uma geografia natural e humana que lhe dão argumentos muito válidos para viagens. É um país onde coexistem culturas muito diversas com uma crescente modernização, pelo que não é incomum ver homens e mulheres em trajes tradicionais a enviar SMS pelos seus telemóveis, ou ver executivos de fato a entregar oferendas a chefes tribais. O Gana é dotado por uma linha de costa com centenas de quilómetros de praias animadas por genuínas aldeias de pescadores. Comparando com os países da região, pode dizer-se que o Gana é estável e próspero, e há quem considere que é o país que melhor personaliza o “África para principiantes” – o que não quer dizer que as deslocações, por exemplo, sejam uma tarefa simples.
O Gana tem um clima equatorial tropical, o que significa que é quente todo o ano (cerca de 30 graus centígrados, em média), com chuvas sazonais. Na região costeira do sul, mais húmida, as estações chuvosas são de abril a junho e nos meses de setembro e outubro; os meses de seca, de novembro a março ou julho e agosto, são mais fáceis para viajar no Gana. A época alta decorre entre os meses de junho a agosto, que coincide com as férias de verão dos EUA. O país vê poucos turistas de setembro a dezembro.
Veja como comprar voos baratos para o Gana ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Alugar carro no Gana
Caso necessite de alugar um carro no Gana, use este link. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para a mim, é a melhor do mercado. Tem um seguro Full Coverage bom e barato.
O que visitar no Gana
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Gana. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.
ATM: Existem muitos terminais automáticos, sobretudo nas cidades, e praticamente todos os bancos aceitam cartão Visa. O banco Stanbic também aceita MasterCard e Maestro. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Costumam ser aceites nos hotéis de gama média e alta, mas é habitual cobrarem uma comissão
Património Mundial
Decidir o que visitar no Gana nem sempre é tarefa fácil. Recomendo, por isso, que pesquise também sobre a existência de locais UNESCO e, se possível, inclua alguns no roteiro da viagem.
Não é por falta de património histórico, cultural e natural que o Gana, país localizado no continente africano, tem um número reduzido de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Por enquanto, destaque para os edifícios tradicionais da civilização Ashanti e para vários castelos e fortalezas em torno da capital Accra. Atualizarei esta informação caso haja outros ... Ler artigo →