Graz

Graz

Graz é a segunda maior cidade da Áustria e capital do Estado da Estíria. O centro histórico desta bonita urbe faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1999 e é onde se situa a Hauptplatz, a praça principal da cidade velha medieval. O funicular liga Schlossberg, a colina urbana, ao Uhrturm, um campanário centenário, enquanto que na margem oposta do Rio Mur, o museu futurista Kunsthaus Graz exibe arte contemporânea.

É também uma cidade de opostos, onde edifícios antigos como o Landhaus, a catedral e o mausoléu, o palácio Schloss Eggenberg e o castelo Grazer Burg – com sua escada em espiral dupla – se misturam harmoniosamente com obras modernas de arquitetos de renome internacional, como o já referido Kunsthaus Graz, o Joanneumsviertel, o MUMUTH ou as estufas do Jardim Botânico.

E os contrastes também se encontram noutras áreas, não apenas na arquitetura. O Festival Styriarte, em junho, é dedicado à música clássica, enquanto que o Festival Steirischer Herbst, no outono, se concentra nas artes de vanguarda. Graz tem também uma longa tradição como cidade universitária e as suas seis universidades somam mais de 44.000 alunos. Sejam quais forem os seus focos de interesse, motivos não faltam para visitar Graz.