Olhão
Olhão
Olhão (oficialmente Olhão da Restauração) é uma cidade portuguesa do distrito de Faro, na região do Algarve. O município, que inclui uma parte continental e a ilha da Armona, na Ria Formosa, é limitado a norte pelo município de São Brás de Alportel, a norte e leste por Tavira, a oeste por Faro e a sudeste tem litoral no oceano Atlântico.
Sendo o maior porto do Algarve e uma cidade piscatória cheia de animação, Olhão abriga também algumas das paisagens mais encantadoras da região e algumas das melhores praias da Europa. A cidade em si é uma mescla de cenários e sons que evidenciam uma vida centrada no mar. A pesca foi desde sempre o principal meio de subsistência da população e a sua importância faz-se sentir a todos os níveis, desde o porto que se enche de atividade quando os barcos regressam da faina, à incrível diversidade de peixe e marisco expostos nas bancas do mercado. Para descobrir o encanto oculto de Olhão é necessário subir à torre da igreja matriz, o ponto mais alto do perímetro urbano. Então, o segredo desvenda-se nas centenas de casas com o telhado substituído por um terraço: a típica açoteia algarvia; criando um panorama único de ruas que se assemelham a uma multidão de cubos espalhados sobre um horizonte plano, juntando-se e sobrepondo-se em perspetivas múltiplas. Uma visita a Olhão deve terminar no longo cais refrescado por jardins e esplanadas.
A cidade encontra-se em pleno coração da Reserva Natural da Ria Formosa, uma rede intrincada de lagoas, canais, salinas e areais separados do Atlântico por um conjunto de ilhas que se estendem de Faro até à aldeia de Cacela Velha, perto de Tavira. Santuário de flora e de vida selvagem, os sapais férteis do estuário são o território de acasalamento de várias espécies de aves, peixes e crustáceos. As ligações regulares com as ilhas de Armona e Culatra possibilitam um agradável passeio pela ria para conhecer os seus bonitos areais.
Visitar Olhão: guia prático
Se está a pensar viajar para Olhão, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Olhão a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Olhão, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Olhão por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Olhão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Olhão
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Olhão.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Olhão é comprar um eSIM da Holafly (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).