Olhão

Olhão

Olhão (oficialmente Olhão da Restauração) é uma cidade portuguesa do distrito de Faro, na região do Algarve. O município, que inclui uma parte continental e a ilha da Armona, na Ria Formosa, é limitado a norte pelo município de São Brás de Alportel, a norte e leste por Tavira, a oeste por Faro e a sudeste tem litoral no oceano Atlântico.

Sendo o maior porto do Algarve e uma cidade piscatória cheia de animação, Olhão abriga também algumas das paisagens mais encantadoras da região e algumas das melhores praias da Europa. A cidade em si é uma mescla de cenários e sons que evidenciam uma vida centrada no mar. A pesca foi desde sempre o principal meio de subsistência da população e a sua importância faz-se sentir a todos os níveis, desde o porto que se enche de atividade quando os barcos regressam da faina, à incrível diversidade de peixe e marisco expostos nas bancas do mercado. Para descobrir o encanto oculto de Olhão é necessário subir à torre da igreja matriz, o ponto mais alto do perímetro urbano. Então, o segredo desvenda-se nas centenas de casas com o telhado substituído por um terraço: a típica açoteia algarvia; criando um panorama único de ruas que se assemelham a uma multidão de cubos espalhados sobre um horizonte plano, juntando-se e sobrepondo-se em perspetivas múltiplas. Uma visita a Olhão deve terminar no longo cais refrescado por jardins e esplanadas.

A cidade encontra-se em pleno coração da Reserva Natural da Ria Formosa, uma rede intrincada de lagoas, canais, salinas e areais separados do Atlântico por um conjunto de ilhas que se estendem de Faro até à aldeia de Cacela Velha, perto de Tavira. Santuário de flora e de vida selvagem, os sapais férteis do estuário são o território de acasalamento de várias espécies de aves, peixes e crustáceos. As ligações regulares com as ilhas de Armona e Culatra possibilitam um agradável passeio pela ria para conhecer os seus bonitos areais.