Salvador

Visitar Salvador da Bahia: Pelourinho
Vista do Pelourinho, o centro histórico de Salvador da Bahia

Salvador da Bahia

Candomblé, Iemanjá, Pelourinho, Jorge Amado – eis alguns nomes que deve anotar antes de viajar para a capital do mais africano de todos os Estados brasileiros.

Com um centro histórico protegido pela UNESCO em torno do afamado bairro Pelourinho, um carnaval de rua inebriante comandado pelos decibéis dos trios elétricos de grupos como Banda Eva, Chiclete com Banana, Babado Novo, Ara Ketu, Timbalada, Olodum, ou os inevitáveis Netinho, Daniela Mercury e Ivete Sangalo, e uma faixa litoral maravilhosa onde pontificam praias como a celebrada Itapuã, Salvador é, com razão, um dos destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes. E depois, claro, há a irresistível gastronomia bahiana, onde o peixe e o marisco ganham um aprazível destaque face a outras regiões do país.

Em suma, Salvador é terra de gente alegre, para viagens com boa disposição. Não por acaso, o Turismo da Bahia utiliza um slogan que se tornou um símbolo de todo o Estado: “Sorria, você está na Bahia”.

Vale a pena notar, no entanto, que o Pelourinho, o bairro histórico no coração de Salvador, sofre de alguns problemas com a delinquência. Apesar da notória presença policial, os assaltos a turistas são frequentes, especialmente após o escurecer. Nada que o impeça de desfrutar das belezas bahianas – mas vá avisado.