Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Bahia » Salvador

Guia: o que fazer em Salvador

Visitar Salvador da Bahia: Pelourinho

Candomblé, Iemanjá, Pelourinho, Jorge Amado – eis alguns nomes que deve anotar antes de viajar para a capital do mais africano de todos os estados brasileiros.

Com um centro histórico protegido pela UNESCO em torno do afamado bairro Pelourinho, um carnaval de rua inebriante comandado pelos decibéis dos trios elétricos de grupos como Banda Eva, Chiclete com Banana, Babado Novo, Ara Ketu, Timbalada, Olodum, ou os inevitáveis Netinho, Daniela Mercury e Ivete Sangalo, e uma faixa litoral maravilhosa onde pontificam praias como a celebrada Itapuã, Salvador é, com razão, um dos destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes. E depois, claro, há a irresistível gastronomia bahiana, onde o peixe e o marisco ganham um aprazível destaque face a outras regiões do país.

Em suma, Salvador é terra de gente alegre, para viagens com boa disposição. Não por acaso, o Turismo da Bahia utiliza um slogan que se tornou um símbolo de todo o Estado: “Sorria, você está na Bahia”.

Vale a pena notar, no entanto, que o Pelourinho, o bairro histórico no coração de Salvador, sofre de alguns problemas com a delinquência. Apesar da notória presença policial, os assaltos a turistas são frequentes, especialmente após o escurecer. Nada que impeça de desfrutar das belezas bahianas – mas vá avisado.

O que fazer em Salvador da Bahia

Não faltam motivos para viajar até Salvador da Bahia. Eis algumas das nossas sugestões para desfrutar ao máximo da estadia em Salvador.

OKPercorrer as ruas empedradas do Pelourinho, o carismático bairro do centro histórico de Salvador;
OKAssistir a um ensaio da Banda Olodum;
OKTrajar de branco e participar na festa de Iemanjá, uma procissão pagã que arrasta multidões até à foz do rio Vermelho em homenagem à “Rainha do Mar”;
OKDançar até não poder mais seguindo um trio eléctrico durante o inebriante Carnaval de Salvador;
OKVisitar a Igreja da Nossa Senhora do Bonfim;
OKApreciar as obras em exibição no Museu de Arte Moderna da Bahia e no Museu Afro-Brasileiro;
OKPassear no Mercado Modelo, tendo em consideração que está atualmente transformado em mercado turístico;
OKSubir à Cidade Alta de Salvador no Elevador Lacerda, um elevador art deco que se tornou um símbolo da capital bahiana;
OKPassar um dia no areal da praia Porto da Barra, sem perder a paciência com os vendedores ambulantes;
OKUm jantar a dois no restaurante Jardim das Delicias;
OKAproveitar a estadia em Salvador para conhecer as praias localizadas a norte e sul da cidade, nomeadamente a praia do Forte e o Morro de São Paulo, respetivamente.

Veja também o post O que fazer em Salvador, as dicas da Paula Augot e onde ficar em Salvador.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.