Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António é uma cidade raiana portuguesa do Distrito de Faro, na região do Algarve. É um dos poucos municípios de Portugal territorialmente descontínuos, dividindo-se numa porção oriental, a freguesia de Vila Nova de Cacela, e uma porção ocidental, onde se situa a cidade de Monte Gordo. A parte oriental é limitada a norte e oeste pelo município de Castro Marim, a leste pelo Rio Guadiana, que define a fronteira com Espanha, município de Ayamonte, e a sul tem litoral no Oceano Atlântico; a parte ocidental é limitada a norte e leste por Castro Marim, a oeste por Tavira e a sul tem também litoral no Oceano Atlântico.
Filho da cidade, António Aleixo, é um poeta popular da primeira metade do século XX. Famoso pela ironia e crítica social, é um dos mais aclamados poetas algarvios.
Para apreciar o plano urbanístico de Vila Real de Santo António é necessário passear pelas suas ruas. Comece pela Praça Marquês de Pombal, coração da vila, de empedrado radiante a partir do obelisco erguido em 1776. Ela contém três dos principais elementos urbanos do séc. XVIII: a igreja, a Câmara Municipal e a antiga Casa da Guarda. Depois, pode percorrer alguns quarteirões em que é ainda visível o plano arquitetónico. O fim do percurso sugerido é o edifício da antiga Alfândega, junto às margens ajardinadas do Rio Guadiana.
Atualmente a cidade e o município de Vila Real de Santo António vivem principalmente do turismo, a par da maior parte das zonas do litoral algarvio. Os extensos areais dão ótimas praias que na época balnear se enchem de turistas nacionais e estrangeiros.