Zagreb

Visitar Zagreb
Vista noturna da cidade de Zagreb

Zagreb

Zagreb é a capital e a maior cidade da Croácia. Localizada entre a margem do Rio Sava e a encosta do monte Medvednica, situa-se cerca de 120 metros acima do nível do mar, numa encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático. Zagreb começou por ser duas povoações: Gradec e Kaptol. A parte histórica da cidade – a Cidade Alta – é uma rede de ruas de paralelepípedos que se estende entre estas duas colinas, e que pode ser alcançada a pé, a partir da praça Ban Jelačić, ou por meio de um funicular saindo da rua Tomićeva.

Com uma história que remonta a 1094, Zagreb tem muito mais para oferecer do que as suas três principais atrações: a Catedral de Assunção da Virgem Maria – um marco da capital -, o Cemitério Mirogoj – um dos cemitérios mais bonitos da Europa que é também um belo parque e uma galeria de arte ao ar livre -, e a Igreja de São Marcos – um dos edifícios mais antigos da urbe que data do século XIII, cujo telhado de azulejos coloridos o torna um ícone de Zagreb.

No perímetro urbano também se encontram a rua Tkalčićeva, a artéria mais bonita e vibrante de Zagreb, repleta de pequenas boutiques, lojas tradicionais, restaurantes e cafés; o Parque Zrinjevac, um dos lugares mais românticos e relaxantes, longe do ritmo acelerado do centro; o Museu da Cidade, que mostra a sua evolução desde a pré-história até aos dias de hoje; o mais recente Museu dos Relacionamentos Desfeitos, uma montanha-russa emocional de experiências que atualmente é o museu mais popular de Zagreb; e o Mercado Dolac, o principal mercado ao ar livre, cheio de vida e cor, onde os moradores se abastecem. Não bastando, faça sol ou faça frio, os cafés montam esplanadas por toda a cidade. Aqui nutre-se a cultura do café e os dias às vezes quase parecem uma festa de rua. Motivos não faltam, portanto, para visitar a capital da Croácia.