Zagreb é a capital e a maior cidade da Croácia. Localizada entre a margem do Rio Sava e a encosta do monte Medvednica, situa-se cerca de 120 metros acima do nível do mar, numa encruzilhada entre a Europa Central e o Mar Adriático. Zagreb começou por ser duas povoações: Gradec e Kaptol. A parte histórica da cidade – a Cidade Alta – é uma rede de ruas de paralelepípedos que se estende entre estas duas colinas, e que pode ser alcançada a pé, a partir da praça Ban Jelačić, ou por meio de um funicular saindo da rua Tomićeva.
Com uma história que remonta a 1094, Zagreb tem muito mais para oferecer do que as suas três principais atrações: a Catedral de Assunção da Virgem Maria – um marco da capital -, o Cemitério Mirogoj – um dos cemitérios mais bonitos da Europa que é também um belo parque e uma galeria de arte ao ar livre -, e a Igreja de São Marcos – um dos edifícios mais antigos da urbe que data do século XIII, cujo telhado de azulejos coloridos o torna um ícone de Zagreb.
No perímetro urbano também se encontram a rua Tkalčićeva, a artéria mais bonita e vibrante de Zagreb, repleta de pequenas boutiques, lojas tradicionais, restaurantes e cafés; o Parque Zrinjevac, um dos lugares mais românticos e relaxantes, longe do ritmo acelerado do centro; o Museu da Cidade, que mostra a sua evolução desde a pré-história até aos dias de hoje; o mais recente Museu dos Relacionamentos Desfeitos, uma montanha-russa emocional de experiências que atualmente é o museu mais popular de Zagreb; e o Mercado Dolac, o principal mercado ao ar livre, cheio de vida e cor, onde os moradores se abastecem. Não bastando, faça sol ou faça frio, os cafés montam esplanadas por toda a cidade. Aqui nutre-se a cultura do café e os dias às vezes quase parecem uma festa de rua. Motivos não faltam, portanto, para visitar a capital da Croácia.
Visitar Zagreb: guia prático
Uma vez decidido o destino, nunca é demasiado cedo para começar a planear a viagem. Falemos então de Zagreb.
TRANSFERS | À chegada ao aeroporto, e como nem sempre os transportes públicos são a opção mais adequada para ir até ao hotel (se viajar em família ou aterrar muito tarde, por exemplo), deixo aqui a sugestão de um serviço de confiança onde pode reservar um transfer em Zagreb.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Zagreb a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Zagreb, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Zagreb por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Zagreb, use este link. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para a mim, é a melhor do mercado. Tem um seguro Full Coverage bom e barato.
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto). Costumo fazer o IATI Estrela porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado.
Zagreb pode não ser a mais bela cidade europeia, mas a capital da Croácia não deixa, por isso, de merecer atenta visita. Tal como os Lagos Plitvice, esses sim, autênticas maravilhas com que a Natureza brindou o país, a meio caminho entre Zagreb e a costa do Adriático. Um roteiro de viagem por dois locais distintos, numa espécie de introdução à diversidade da Croácia, porta de ... Ler artigo →