Quer visitar Bucareste e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos o viajante brasileiro Davi Carneiro, profundo conhecedor da capital romena – onde vive – e autor do belíssimo site Davi Carneiro, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Bucareste para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Bucareste, onde o levarás?” – eis as dicas do Davi.
O que fazer em Bucareste com um amigo
Bucareste é um destino por descobrir. Sua pulsante vida noturna e artística; os belos parques urbanos; as reminiscências da “pequena Paris”, famosa nos anos 30 pela influência francesa; as cicatrizes do regime comunista do ditador Nicolae Ceaușescu; sua constante transformação… A capital romena está se reinventando em ritmo acelerado e pode surpreender. Não é a toa que o jornal espanhol El País a considerou “uma das cidades europeias mais atrativas ainda por explorar pelo viajante”.
Porém, para conhecer bem Bucareste é importante não se contentar apenas com as zonas estritamente turísticas. Na realidade, deve-se buscar os itinerários onde a vida quotidiana e a cultura romena ainda florescem. Pensando nisto, aceitei o convite do Alma de Viajante e escolhi cinco lugares ou “pequenos segredos” onde certamente levaria um amigo que estivesse visitando Bucareste. Vamos a eles:
#1 Journey Pub
Nada melhor do que levar um amigo turista a um pub que homenageia o ato de viajar. A decoração do Journey Pub é de encher os olhos de qualquer bom viajante: bússolas, mapas, cardápios em formato de maletas, lanternas chinesas, balões de ar quente que flutuam sob o teto de nuvens, entre outros detalhes que apontam para vários destinos do mundo.
A cozinha também segue a temática: tapas espanholas, falafel oriental, quesadillas mexicanas, pastas artesanais da Itália, hambúrguer americano, rolinhos primavera chineses, café da manhã inglês, além de pratos romenos.
Não irei contar tudo, já que a descoberta é parte fundamental de qualquer jornada.
Endereço: Strada George Enescu, no 25, Bucareste
#2 Museu de Arte Contemporânea e Café Panorâmico
Situado numa ala do Palácio do Parlamento, o Museu de Arte Contemporânea (MNAC) alberga diversas obras e exposições temporárias de artistas romenos e internacionais. Porém, o que mais me atrai no museu é o charmoso café localizado no último andar do prédio.
O local é ponto de encontro de artistas e do público em geral interessado na cultura e na arte. Assim, o amigo turista poderá conhecer tanto o moderno MNAC (inaugurado em 2004) quanto o Parlamento Romeno (o prédio mais famoso da cidade) e finalizar o seu passeio com chave de ouro: conversando, tomando um café e aproveitando a bela vista do centro da capital da Roménia.
Endereço: Str. Izvor 2-4, Palatul Parlamentului, aripa E4, Bucareste. Programa: Quarta a Domingo, 10:00 – 18:00
#3 Museu da Aldeia
O Museu da Aldeia (Muzeul Satului em romeno) é um museu etnográfico ao ar livre que apresenta diferentes exemplos da arquitetura rural romena procedentes de diversas zonas do país, como a Transilvânia, Dobrogea, Moldávia, Banat e Maramureș, entre outras.
Ao longo dos seus aproximadamente 100.000 metros quadrados, o museu conta com 272 edifícios e centenas de objetos, incluindo casas, moinhos, granjas, portões tradicionais, trajes folclóricos, instrumentos rurais e cerâmicas. Outro motivo que me leva escolher o Museu da Aldeia é a sua localização: dentro do Parque Herăstrău, o maior e um dos mais bonitos de Bucareste.
Endereço: Sos. Kiseleff nº 28-30, Bucareste. Quarta a Domingo: 9:00 – 17:00
#4 Seneca Anticafe
O Seneca Anticafe é um destes lugares que se destacam pela originalidade. Para quem não está familiarizado com o conceito, um anti-café é um local onde você não paga por aquilo que consome, mas pelo tempo que passa lá. Esta tendência surgiu na Rússia há alguns anos e logo se espalhou por países como França, Eslovénia, Inglaterra e Roménia.
Localizado perto do Parque Kiseleff, este local serve como um hub cultural e social que oferece por parte da casa petiscos e bebidas, além de disponibilizar uma vasta biblioteca, computadores, jornais, jogos de tabuleiro e um ambiente moderno e criativo. O preço é de 8 RON (menos de 2€) por hora, não importando o quanto ou o que consumir. A partir de cinco horas, a permanência é gratuita.
Certamente convidaria o meu amigo turista para assistir a algum dos eventos que o Seneca organiza, como os workshops, lançamentos de livros e outros encontros culturais variados.
Endereço: Str. Architect Ion Mincu, No. 1, Bucareste. 10:00 – 22:00 diariamente.
#5 Parque Alexandru Ioan Cuza
Entre os lugares que mais me agradam em Bucareste estão os seus inúmeros parques urbanos. Um bom exemplo é o Parque Alexandru Ioan Cuza, conhecido também como o Parque IOR ou Titan.
Com aproximadamente 85 hectares, é ideal para uma boa caminhada, seja observando o colorido das árvores de outono ou o charme das flores na primavera ou até fazendo um passeio de barco a remos durante o verão. O Lago Titan forma cinco pequenas ilhas que recebem os nomes de “ilha dos aposentados”, “ilha das rosas”, “ilha IOR”, “ilha dos cachorros” e “ ilha dos afundados”.
Dentro do parque, há também a pequena igreja de madeira Pogorârea Sfântului Duh, construída no estilo da região de Maramureș.
Em qualquer época do ano, é possível observar as famílias romenas e a vida quotidiana dos moradores da zona. Uma excelente opção para descontrair num dia de domingo.
Veja também 3 lugares “fora da caixa” para visitar em Bucareste.
Mapa com o que fazer em Bucareste
Se está a pensar viajar para Bucareste, capital da Roménia, conheça o excelente trabalho do Davi Carneiro em www.davicarneiro.com.br, onde se inclui um blog com magníficas crónicas de viagem sobre vários destinos espalhados pelo mundo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Adorei o artigo e o Bucarest kkk. Valeu!!!
Acabo de chegar da Roménia. As paisagens de outono são lindas. Os mosteiros da Bucovina são imperdíveis. O povo é receptivo e os preços são bons. Recomendo.
Você acha complicado visitar a Roménia no final de fevereiro / começo de março? O clima me impediria de fazer coisas? Obrigada.