Quer visitar Londres e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Heloisa Righetto, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e co-autora do excelente Aprendiz de Viajante, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Londres para tornar a sua viagem à capital britânica única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Londres, onde o levarás?” – eis as dicas da Heloisa.
O que fazer em Londres com um amigo
Eu moro em Londres, desde 2008, e parece que a cada ano minha lista de lugares para conhecer na cidade só aumenta. Londres é uma cidade que mistura monumentos históricos com construções modernas, e museus tradicionais com outros bem atípicos – ou seja, tem entretenimento de qualidade para todos os estilos.
Mas, querendo ou não, eu acabo voltando para lugares (seja um restaurante, uma loja, um café ou um museu) que se tornaram especiais para mim por alguma razão. Afinal, todos nós temos nossa listinha de preferidos na cidade onde moramos.
#1 Wallace Collection
Muito perto da loucura da rua comercial mais famosa de Londres, a Oxford Street, está um dos museus mais lindos e menos conhecidos entre os turistas: a Wallace Collection. O casarão já vale a visita por si só (a entrada, por sinal, é gratuita) mas, para quem ama arte, o interior do museu é um deslumbre. Obras de Renoir, Rubens e Canaletto cobrem as paredes das salas no andar de cima, enquanto o piso térreo é dedicado a peças medievais, como armas e armaduras.
Depois de explorar o museu, tome um chá da tarde no restaurante adjacente. Depois de visitar esse museu, tenho certeza que você vai perguntar (como eu me pergunto toda vez que visito a Wallace Collection): como pode ele estar sempre tão vazio?
#2 Um passeio por Greenwich
Greenwich é o bairro onde moro e, consequentemente, onde passo mais tempo. Apesar de ser uma região de Londres bastante turística – afinal, todo mundo quer pisar na linha do Meridiano de Greenwich e colocar um pé no leste e outro no oeste -, Greenwich tem vários cantos mais tranquilos.
Claro, as atrações como o Greenwich Market (onde fica a loja Flood Gallery, que vende posters lindos), Greenwich Park, National Maritime Museum e Cutty Sark valem muito a pena a visita, mas se você quiser fugir do movimento eu aconselho tomar um café no Al Pancino ou uma cerveja no pub Cutty Sark Tavern, que fica na beira do rio e tem uma vista super bacana de Canary Wharf. Se você gosta de antiguidades, dê um pulo na loja Junk Shop, para tentar achar um tesouro no meio de centenas de objetos à venda.
#3 Um banho de piscina
Acho que ninguém pensa em colocar um biquíni na mala quando viaja para Londres, mas eu garanto que nos meses de verão faz calor sim! Quando a temperatura sobe além do esperado, os londrinos aproveitam as piscinas públicas, muito bem organizadas e conservadas. Existem várias por toda a cidade (não apenas piscinas, mas também lagos, como o Serpentine no Kensington Gardens), e basta pagar uma taxa para entrar e curtir. É claro que nos fins de semana o movimento é maior, portanto tente ir cedo para garantir seu lugar ao sol (literalmente). As minhas piscinas preferidas em Londres são a Charlton Lido e a Brockwell Lido.
#4 Dim Sum no Ping Pong
O Ping Pong é uma rede de restaurantes especializada em Dim Sum: pequenas porções de dumplings com os mais variados recheios. Eu sempre vou lá com amigos e levo quem me vem visitar a Londres, pois é comida de ótima qualidade a um preço justo. Os cocktails também são ótimos, e eles costumam criar novas receitas sazonalmente (tanto de cocktails quanto de dim sum). Fique de olhos nos especiais! Não é preciso fazer reserva, mas talvez você precise esperar um pouco para conseguir mesa.
#5 Participar numa prova de corrida
Se você faz exercício, uma maneira muito bacana de conhecer uma parte de Londres é participar de uma prova de corrida. Esse tipo de competição é muito comum em Londres, e todo final de semana tem alguma prova de 5 ou 10km acontecendo em um canto da cidade. Qualquer pessoa pode participar, as inscrições devem ser feitas com antecedência no respetivo site.
Existem corridas dentro de parques e também pelas ruas da cidade. Muitas têm como objetivo arrecadar fundos para instituições de pesquisa médica e caridade, mas você não é obrigado a arrecadar – basta pagar sua inscrição. Pesquise corridas e datas em Runner’s Guide to London.
Mapa: o que fazer em Londres
Se está a pensar viajar para Londres, em Inglaterra, conheça o excelente trabalho da Heloisa Righetto em www.aprendizdeviajante.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem na capital inglesa e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.
Guia prático
Como chegar
Londres é das capitais europeias mais conectadas por via aérea, pelo que, esteja onde estiver, não terá dificuldades em chegar à cidade. Veja como comprar voos baratos e aproveite.
Onde ficar
Sendo Londres uma cidade enorme – e um destino bastante caro -, recomendo a leitura do texto onde ficar em Londres, onde falo dos melhores bairros para se hospedar na cidade em função dos seus gostos e orçamento disponível. Alternativamente, pesquise todos os hotéis disponíveis usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.