Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Inglaterra » Londres

O que fazer em Londres, as dicas da Heloisa Righetto

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 7 Jul 2020 | Viagens na Minha Terra Europa Inglaterra Londres Reino Unido 3 Comentários
Tempo de leitura: 6 minutos

Quer visitar Londres e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Heloisa Righetto, profunda conhecedora da cidade – onde vive – e co-autora do excelente Aprendiz de Viajante, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Londres para tornar a sua viagem à capital britânica única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Londres, onde o levarás?” – eis as dicas da Heloisa.

O que fazer em Londres com um amigo

Eu moro em Londres, desde 2008, e parece que a cada ano minha lista de lugares para conhecer na cidade só aumenta. Londres é uma cidade que mistura monumentos históricos com construções modernas, e museus tradicionais com outros bem atípicos – ou seja, tem entretenimento de qualidade para todos os estilos.

Mas, querendo ou não, eu acabo voltando para lugares (seja um restaurante, uma loja, um café ou um museu) que se tornaram especiais para mim por alguma razão. Afinal, todos nós temos nossa listinha de preferidos na cidade onde moramos.

#1 Wallace Collection

Museu Wallace Collection, Londres, Inglaterra
Museu Wallace Collection, Londres, Inglaterra ©visitlondon

Muito perto da loucura da rua comercial mais famosa de Londres, a Oxford Street, está um dos museus mais lindos e menos conhecidos entre os turistas: a Wallace Collection. O casarão já vale a visita por si só (a entrada, por sinal, é gratuita) mas, para quem ama arte, o interior do museu é um deslumbre. Obras de Renoir, Rubens e Canaletto cobrem as paredes das salas no andar de cima, enquanto o piso térreo é dedicado a peças medievais, como armas e armaduras.

Depois de explorar o museu, tome um chá da tarde no restaurante adjacente. Depois de visitar esse museu, tenho certeza que você vai perguntar (como eu me pergunto toda vez que visito a Wallace Collection): como pode ele estar sempre tão vazio?

#2 Um passeio por Greenwich

O que fazer em Londres: Greenwich Park
Vista do Greenwich Park, Londres

Greenwich é o bairro onde moro e, consequentemente, onde passo mais tempo. Apesar de ser uma região de Londres bastante turística – afinal, todo mundo quer pisar na linha do Meridiano de Greenwich e colocar um pé no leste e outro no oeste -, Greenwich tem vários cantos mais tranquilos.

Claro, as atrações como o Greenwich Market (onde fica a loja Flood Gallery, que vende posters lindos), Greenwich Park, National Maritime Museum e Cutty Sark valem muito a pena a visita, mas se você quiser fugir do movimento eu aconselho tomar um café no Al Pancino ou uma cerveja no pub Cutty Sark Tavern, que fica na beira do rio e tem uma vista super bacana de Canary Wharf. Se você gosta de antiguidades, dê um pulo na loja Junk Shop, para tentar achar um tesouro no meio de centenas de objetos à venda.

#3 Um banho de piscina

Visitar Londres: Piscina Charlton Lido
Piscina Charlton Lido, Londres

Acho que ninguém pensa em colocar um biquíni na mala quando viaja para Londres, mas eu garanto que nos meses de verão faz calor sim! Quando a temperatura sobe além do esperado, os londrinos aproveitam as piscinas públicas, muito bem organizadas e conservadas. Existem várias por toda a cidade (não apenas piscinas, mas também lagos, como o Serpentine no Kensington Gardens), e basta pagar uma taxa para entrar e curtir. É claro que nos fins de semana o movimento é maior, portanto tente ir cedo para garantir seu lugar ao sol (literalmente). As minhas piscinas preferidas em Londres são a Charlton Lido e a Brockwell Lido.

#4 Dim Sum no Ping Pong

Viajar Londres: Restaurante Ping Pong
Restaurante Ping Pong, em Londres ©Ping Pong

O Ping Pong é uma rede de restaurantes especializada em Dim Sum: pequenas porções de dumplings com os mais variados recheios. Eu sempre vou lá com amigos e levo quem me vem visitar a Londres, pois é comida de ótima qualidade a um preço justo. Os cocktails também são ótimos, e eles costumam criar novas receitas sazonalmente (tanto de cocktails quanto de dim sum). Fique de olhos nos especiais! Não é preciso fazer reserva, mas talvez você precise esperar um pouco para conseguir mesa.

#5 Participar numa prova de corrida

Dica de viagem: London Winter Run
Na capital inglesa há inúmeras provas de corrida para participar

Se você faz exercício, uma maneira muito bacana de conhecer uma parte de Londres é participar de uma prova de corrida. Esse tipo de competição é muito comum em Londres, e todo final de semana tem alguma prova de 5 ou 10km acontecendo em um canto da cidade. Qualquer pessoa pode participar, as inscrições devem ser feitas com antecedência no respetivo site.

Existem corridas dentro de parques e também pelas ruas da cidade. Muitas têm como objetivo arrecadar fundos para instituições de pesquisa médica e caridade, mas você não é obrigado a arrecadar – basta pagar sua inscrição. Pesquise corridas e datas em Runner’s Guide to London.

Mapa: o que fazer em Londres

Se está a pensar viajar para Londres, em Inglaterra, conheça o excelente trabalho da Heloisa Righetto em www.aprendizdeviajante.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem na capital inglesa e muitos outros destinos espalhados pelo mundo.

Guia prático

Como chegar

Londres é das capitais europeias mais conectadas por via aérea, pelo que, esteja onde estiver, não terá dificuldades em chegar à cidade. Veja como comprar voos baratos e aproveite.

Pesquisar voos para Londres

Onde ficar

Sendo Londres uma cidade enorme – e um destino bastante caro -, recomendo a leitura do texto onde ficar em Londres, onde falo dos melhores bairros para se hospedar na cidade em função dos seus gostos e orçamento disponível. Alternativamente, pesquise todos os hotéis disponíveis usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Londres

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens na Minha Terra Europa Inglaterra Londres Reino Unido

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Londres e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O que fazer em Ouarzazate, as dicas do João Leitão
O que fazer em Viena, as dicas da Letícia Diethelm »

Comentários

  1. Babi Campanaro

    Piscina em Londres? Realmente uma coisa inesperada! 😀 As piscinas públicas da Itália também são bem organizadas e limpas! Acho que este é um ótimo programa baratex para se refrescar do verão Europeu (realmente queeeente) que nenhum brasileiro iria pensar em fazer! Ótimas dicas como sempre, Heloisa!!! 😀 Curiosa com o museu que passei bem do lado e não entrei! 😛 Baci!

    Responder
  2. Magê Santos

    Helô sempre mandando muito bem. Adorei a piscina e a dica da corrida. É muito legal conhecer uma cidade através de uma prova desse tipo.
    Hora de voltar a Londres! beijão Helo!

    Responder
  3. Isa

    A dica da Wallace Collection é sensacional, parece mesmo lindo. Da próxima com certeza irei visitar.
    Valeu, Helô!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Londres

Reserve um hotel em Londres ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens