
Classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1997, Trogir é um autêntico museu vivo da arquitectura medieval. Trata-se de uma pequena cidade histórica localizada na Costa do Adriático, a cerca de 30km de Split. Na minha opinião, visitar Trogir é verdadeiramente imperdível em qualquer roteiro pelo litoral da Croácia.
O centro histórico de Trogir encontra-se numa ilhota existente entre o continente e a ilha de Čiovo, facilmente acessível por pequenas pontes. Na centro histórico, o visitante encontrará muralhas, igrejas e torres sineiras, uma fortaleza, casas de pedra e edifícios renascentistas, barrocos e românicos, e um labirinto de ruelas calcetadas onde é um prazer deixar-se perder. É pequeno mas maravilhoso.

O Turismo de Trogir chama-lhe a “cidade dos mestres” por conta dos escultores de pedra, e eu acrescento que é um tesouro medieval na região da Dalmácia. Eis, então, o que ver e fazer em Trogir – de preferência numa escapadinha de 1 ou 2 dias. Porque, apesar da sua reduzida dimensão, Trogir não é destino para se visitar com pressa.
Guia para visitar Trogir (o que fazer)
Explorar as ruas do centro histórico
Este artigo poderia, aliás, incluir apenas as ruas do centro histórico como atração obrigatória a visitar em Trogir. Porque, em abono da verdade, não há melhor atividade do que calcorrear as ruas labirínticas de Trogir, explorar o centro histórico sem grandes planos, sentir o ambiente da cidade e levantar o pescoço a cada esquina para apreciar a sua arquitetura. Como é o caso, por exemplo, da Catedral de Trogir.
Catedral de São Lourenço
Se há monumento que simboliza Trogir e a sua miscelânea de estilos arquitetónicos, esse monumento é a Catedral de São Lourenço. A sua construção prolongou-se por vários séculos e, como consequência, exibe uma notável diversidade de estilos – do gótico ao românico passando pelo renascentista.
Aos olhos do visitante, estou em crer que todo o edifício merece cuidada atenção. Mas dizem os entendidos que a entrada principal da Catedral de Trogir é uma obra-prima da escultura medieval. O seu autor é o croata Radovan, um dos tais mestres escultores.
Se puder, não deixe também de subir à torre da catedral para apreciar uma vista panorâmica sobre os telhados do centro histórico que a UNESCO protege.
Em frente à catedral, aproveite também para apreciar a fachada gótica do Palácio Cipiko, residência da influente família Cipiko. Fica a dica.
Fortaleza Kamerlengo (Castelo de Trogir)
Situada no extremo da ilha, o Castelo de Trogir foi construído pelos venezianos no século XV. Subir às suas muralhas é quase como viajar no tempo, mas eu confesso que não o fiz. Estava demasiado calor na cidade, pelo que optei por apreciar apenas do exterior, antes de me sentar numa esplanada na marginal de Trogir a refrescar corpo e mente.
Passeio Marítimo de Trogir (Riva)
Saindo da fortaleza, o visitante dará de caras com a marginal de Trogir que, à semelhança da Riva de Split, é um bom lugar para passear ao fim da tarde apreciando os barcos que regressam dos passeios e os turistas e habitantes locais que relaxam nas esplanadas. Uma forma maravilhosa para terminar um dia a visitar Trogir!
Ora, dá para perceber que Trogir é uma cidade que não precisa de grandes museus ou atrações arquitetónicas para conquistar o visitante. Porque o que fica na memória é a neblina matinal, a luz quente do final de tarde, o silêncio das pedras seculares antes dos turistas chegarem, o som do vento, do mar e das gaivotas. E é preciso mais do que isso?
Outras coisas a fazer em Trogir
Como é natural, há outras coisas a visitar em Trogir e região envolvente. São disso exemplo as seguintes atividades:
- Tomar banho na praia de Okrug Gornji. Se vai visitar Trogir nos meses de verão, nada melhor do que um mergulho nas águas mornas e transparentes do Adriático. A praia de Okrug Gornji, na ilha de Čiovo, é uma das mais populares – fica a apenas 3km do centro de Trogir.
- Passeio de barco pelas ilhas da região. Desde Trogir partem passeios de barco que exploram pequenas ilhas e enseadas de águas cristalinas no Mar Adriático. Se tiver tempo, vale por exemplo a pena fazer uma escapadinha até à ilha de Solta, Drvenik Mali ou até à famosa Blue Lagoon. Veja esta Excursão de meio dia em lancha rápida às Três Ilhas, da agência Ventos – Nautic; ou então o Passeio de barco pela Lagoa Azul, Maslinica e Baía de Solinska, da Trogir Travel. São ambos muito, muito bons.
.
Mapa dos lugares a visitar em Trogir
Se vai visitar Trogir, nada como visualizar a localização exata dos lugares referenciados no artigo. A cidade é pequena e não há assim tanto o que fazer em Trogir, mas é prefeita para uma escapadinha de 1 dia ou até para um passeio feito a partir de Split.
Dicas para visitar Trogir
Qual a melhor época para visitar Trogir
Para mim, a melhor época para visitar Split é o mês de maio ou setembro/outubro – época em que a temperatura é agradável mas sem as multidões de verão a calcorrear as ruelas empedradas do centro histórico.
Quantos dias são necessários para visitar Trogir
O centro histórico de Trogir é muito pequeno, pelo que não precisa muito mais do que algumas horas para explorar a cidade medieval. Ou seja, é um destino que pode ser visitado facilmente como uma escapadinha de um dia a partir de Plit, mas eu aconselho ficar uma ou duas noites para desfrutar do amanhecer e final do dia, quando os turistas não enchem as ruelas do centro histórico. Fica a dica.
Como chegar a Trogir
Trogir fica a apenas 30 minutos do centro de Split e a 10 minutos do aeroporto internacional. Uma ideia para otimizar o tempo é ir para Trogir de carro alugado mal chegue ao aeroporto, antes de seguir para outros destinos na Croácia.
Pesquisar carros para alugar em Split
Onde ficar em Trogir
Recomendo a leitura do artigo sobre onde ficar em Trogir para todas as dicas sobre os melhores hotéis e pousadas para se hospedar na cidade. Mas, em resumo, a pousada Villa Trogir Stars (no centro histórico) e o Bifora Heritage Hotel (a dois passos da ilha) são os meus hotéis favoritos em Trogir. Pode reservar à confiança. Para outras opções hoteleiras pesquise através do link abaixo.
Gastronomia e restaurantes em Trogir
A gastronomia da Dalmácia é variada e saborosa, embora por vezes desafiante. Comece por experimentar iguarias como pašticada, um estufado de carne cozinhado em vinho, ou o tradicional peixe grelhado com azeite e alho. O restaurante Konoba Trs, por exemplo, é uma excelente escolha para um jantar a dois – mas não é barato.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.