Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
Blog de viagens » Europa » França

11 razões para visitar o Futuroscope

Por Carla Fonseca | Viagens Europa França
Atualizado em 9.05.2023 | Tempo de leitura: 5 minutos

Aerobar, Futuroscope
O Futuroscope visto do Aerobar (© Futuroscope – JL. Audy/Aircopter/Aérophile/D. Laming)

Quando se trocam os 36 graus celsius de Lisboa pelos 16 graus de Poitier com apenas um casaquinho próprio para otimistas na mala, é normal que se comece a desejar, com todas as forças, que o parque temático Futuroscope valha mesmo a pena.

Já tinha uma pequena ideia do que poderia encontrar, porque visitei o Futuroscope na década de 90 com a minha turma da escola secundária mas, quando percebi que a cada dois anos o parque renova metade das suas atrações, pareceu-me que seria capaz de gostar do que ia encontrar neste regresso ao Futuroscope.

O que eu não esperava era tanta gargalhada, no meio de tanta diversão, de tal forma que o meu casaquinho para otimistas quase não fez falta – exceção feita ao espetáculo noturno à volta do lago, em que o agasalho foi utilizado.

L'Arena fun Xperiences, Futuroscope
L’Arena Fun Experiences (©Futuroscope – JL Audy)

Depois de dois dias a visitar o Futuroscope, eis 11 razões porque, mais de vinte anos após a minha primeira visita, o parque temático continua a valer a pena.

Conteúdos do Artigo
  • 1 Motivos para visitar o Futuroscope
    • 1.1 O tamanho do parque é perfeito
    • 1.2 Não tem as multidões de outros parques de diversões
    • 1.3 Boa comida
    • 1.4 O Futuroscope é divertido
    • 1.5 Fica com vontade de ler
    • 1.6 A Arena Fun Experiences
    • 1.7 As atrações são surpreendentes
    • 1.8 O Futuroscope é ideal para famílias
    • 1.9 O show noturno
    • 1.10 O Aerobar
    • 1.11 O Futuroscope tem uma vertente educativa
  • 2 Guia para visitar o Futuroscope
    • 2.1 Entrada no parque
    • 2.2 Como chegar a Poitiers
    • 2.3 Onde dormir
    • 2.4 O que visitar nos arredores
    • 2.5 Seguro de viagem

Motivos para visitar o Futuroscope

O tamanho do parque é perfeito

Não é um parque demasiado grande, em dois dias é possível visitar as principais atrações e descontrair nos espaços verdes, ou fazer um piquenique.

Não tem as multidões de outros parques de diversões

futuroscope-logo

Num mês como maio, há pessoas de todas as idades no segundo parque com mais visitantes em França (a seguir à Disneyland Paris) mas não há filas intermináveis.

Boa comida

Come-se bem. Os restaurantes têm uma ementa variada e há 10 quiosques “ilico Resto”, com sandes para petiscar ao longo do dia. Há um chef a trabalhar exclusivamente para o Futuroscope e, durante os meses de verão, pode até degustar comida molecular no Le Cristal.

O Futuroscope é divertido

É muito provável que termine o dia com a sensação de dor nos maxilares de tanto rir e gritar.

Fica com vontade de ler

Deve ser o único parque do mundo que faz ficar com vontade de (re)ler um livro. Depois de assistir ao espectáculo 3D que leva o visitante numa viagem com os personagens de Saint-Exupéry, apetece pegar n’ O Principezinho.

A Arena Fun Experiences

Umas das novidades de 2015 é a Arena Fun Experiences, com escorregas em loop e jogos – como o de atravessar uma sala sem tocar nos raios ultravioletas, ou tentar mexer uma bola com a mente. Sendo um recinto fechado, tem a vantagem de servir de abrigo se chover (como foi o caso).

As atrações são surpreendentes

A experiência absolutamente surpreendente de algumas das atrações, como a do Arthur, Aventura 4D, que nos coloca em cima de uma joaninha e nos leva até ao mundo dos Minimons. Concebida por Luc Besson foi premiada como “Melhor Atração do Mundo”, em 2012. Esse mesmo galardão foi atribuído, no ano passado, a uma outra atração do Futuroscope: A Máquina de Viajar no Tempo, uma obra-prima de animação e diversão. E ainda a Dança com os Robôs, aquele tipo de diversão que nos deixa um frio na barriga antes de começar, porque tememos vomitar e coisas assim.

O Futuroscope é ideal para famílias

É perfeito para famílias, porque é muito fácil encontrar atrações que agradem tanto às crianças como aos pais e até aos avós (vi muitos a passear no Futuroscope).

O show noturno

O espetáculo noturno, Lady Ô, que acontece todas as noites, às 22:30, e conta a história de um mundo aquático encantado através de projeção de luzes na água.

O Aerobar

Beber um copo a 35 metros de altura, com os pés suspensos, no Aerobar. Se for daquelas pessoas com medo das alturas, o ideal é levar uma bebida das fortes.

O Futuroscope tem uma vertente educativa

Além da componente lúdica, o parque tem uma preocupação educativa, destacada em algumas das atrações, como os filmes Born to be Wild, que acompanham o trabalho de duas cientistas que salvam animais em risco, e Deep Sea, onde os visitantes são apresentados a criaturas marinhas das profundezas do oceano.

Les Mystères du Kube, Futuroscope
Les Mystères du Kube (©Futuroscope – JL Audy)

Se valeu a pena visitar o Futuroscope? Claro que sim! Como é fácil de perceber, não faltaram motivos para estar feliz com este regresso a Poitiers.

Guia para visitar o Futuroscope

Entrada no parque

Um bilhete para dois dias (comprado com antecedência) custa 77€ para adultos e 62€ para crianças (dos 5 aos 16). Visite www.futuroscope.com.

Como chegar a Poitiers

Viajei com a Transavia entre o Porto e Nantes, mas Lisboa e Porto têm várias ligações aéreas por semana que podem servir para chegar ao Futuroscope, nomeadamente Paris, Bordéus e Tours. A partir daqui pode apanhar o TGV, ou então voar até Nantes e alugar um carro (demora cerca de duas horas pela A10).

Onde dormir

Há 13 hotéis à volta do parque, para todos os bolsos. Dois deles têm quartos familiares (até cinco camas), como é o caso do Hotel du Parc – Pirates, o único com acesso direto ao Futuroscope.

Reservar hotel junto ao Parque

O que visitar nos arredores

O centro histórico de Poitiers; o antigo Porto de La Rochelle; o pântano Poitevin, conhecido como a Veneza Verde, na região de Poitou-Charantes e Nantes, dos ilustres Julio Verne e Jacques Demi.

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa França

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Futuroscope e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +30.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Os Santos de Lisboa sem pisadelas
Roteiro de 24 horas em Havana »

Comentários

  1. Maria Guolo

    Parque dos sonhos. Bjs

    Responder
  2. Artur Filipe Marques Machado

    Boa noite,
    Pode dizer se 1 dia dá para visitar o parque Futuroscope todo, ou aconselha 2 dias?
    Vou rm Fevereiro fim de semana antes do carnaval
    Obrigado

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Futuroscope

Reserve um hotel em Futuroscope ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Parcerias

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça as regras para trabalhar comigo. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes Sociais

Mais de 300.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens