O tempo não volta para trás, é certo. Mas há tempos vi esta sobreposição de imagens que compara o passado e o presente e não contive o impulso de gritar calado em forma de post. Escrevendo estas linhas, procurando as minhas fotografias de Aleppo, resgatando as boas memórias que guardo da Síria antes da guerra. De Aleppo antes da guerra.
De Aleppo, recordo uma das cidades mais vibrantes que já tive oportunidade de conhecer em todo o Médio Oriente. Tinha um centro histórico belíssimo, um bazar muito movimentado, património histórico e arquitetónico. E gente simpática. Tinha vida e alma e tudo. E agora nada.
Eis o meu humilde tributo aos homens e mulheres de Aleppo. Todas as fotos foram tiradas por mim durante uma viagem terrestre entre o Cairo e Teerão, na primavera de 2010.
Fotos de Aleppo antes da guerra
Seguro de viagem
Os percalços, acidentes ou doenças podem acontecer em qualquer altura, pelo que é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para diminuir o prejuízo em caso de doença ou uma eventual hospitalização.
Eu costumo recomendar o IATI Estrela mas o mesmo não cobre viagens para este destino. Felizmente, há forma de estar protegido. A solução é fazer o seguro IATI Mochileiro e selecionar “Mundo” na caixa de destino. Note que esta dica não é nenhum truque escondido – é mesmo uma recomendação oficial da IATI para quem quiser viajar nos países que constam da sua lista de “países perigosos”.